FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2013
Realizador de "A Gaiola Dourada" recebe prémio de associação portuguesa em Paris
2013-10-13

O realizador do filme "A Gaiola Dourada" recebeu este sábado, em Paris, o 'Troféu Luso-Cidadão', uma distinção da 'Cívica', associação de eleitos de origem portuguesa, pela visibilidade que deu à comunidade portuguesa em França.

"Recebo este prémio com muito orgulho", afirmou o realizador à agência Lusa após ter recebido o troféu.

Ruben Alves disse ser "gratificante" ter conseguido chegar a um elevado número de pessoas "através de uma história pessoal".

O presidente da 'Cívica' revelou que a escolha do vencedor do 'Troféu Luso-Cidadão' de 2013 foi unânime.

"Para nós, 'Cívica', foi muito oportuno falar dos portugueses e que os franceses tenham tido a oportunidade de entrar em casa dos portugueses e de conhecer essa parte escondida e não visível da comunidade portuguesa", explicou Paulo Marques.

O dirigente associativo explicou que este prémio foi uma forma de agradecer a Ruben Alves por ter posto a comunidade portuguesa em evidência, "com risos, choros, lágrimas e com muito humor".

"A seis meses das eleições autárquicas, haver um filme que possa pôr "à la lumiŠre' [em evidência] a comunidade portuguesa e a sua realidade genuína deu-nos a oportunidade de podermos fazer um trabalho dinamizador", acrescentou.

Por seu lado, o realizador luso-descendente ficou "surpreendido" com a recepção que o filme teve em Portugal e admitiu que não estava à espera de "todo o acolhimento" que teve.

"Estou muito feliz porque dá uma outra imagem da emigração aos portugueses de lá [de Portugal], porque afinal no filme há uma "portugalidade", uma alma portuguesa que qualquer português no mundo pode sentir", disse o realizador.

Ruben Alves reconheceu que o filme surgiu numa altura em que se assiste a uma nova vaga de emigração, mas que nada tem que ver com a emigração dos anos sessenta e setenta que é retratada no filme.

"É diferente, e a verdadeira diferença entre esta emigração [retratada no filme] e a de agora é a esperança. Antigamente havia esperança. Eles iam para fora para encontrar um trabalho melhor. Hoje em dia já é mais complicado porque vão embora de um país onde já não têm possibilidades nenhumas, onde já não há esperança, ou há muito pouca, é complicado. Então vão para fora porque não têm qualquer hipótese. Claramente não é a mesma coisa", considerou.

Ruben Alves admitiu que provavelmente a nova emigração não se vai rever em algumas das situações retratadas na "Gaiola Dourada", mas confessou haver algo de comum às duas gerações de emigrantes: "a alma portuguesa".

"O ser português não se explica, é algo que temos em nós. Esta nostalgia, fatalidade e maneira de viver que sobressai no filme com esta família", concluiu.

O 'Troféu Luso-Cidadão' foi criado em 2010, na comemoração dos dez anos da associação 'Cívica', com o objetivo de homenagear iniciativas privadas, associativas, ou artísticas que evidenciem de forma positiva a comunidade portuguesa residente em França.

Diário de Notícias da Madeira, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades