FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2013
Emigrar para as melhores cidades do mundo: Como procurar trabalho em Zurique
2013-09-30
Quer emigrar, mas está cansado de fazer contas aos salários, o que vai pagar de renda, as horas de trabalho, o ambiente e o trânsito nas cidades que tem em mente? A lista elaborada pela consultora Mercer pode ser uma ajuda, já que ordena as cidades com melhor qualidade de vida do mundo de acordo com os critérios financeiros, de segurança, ambiente e qualidade de serviços.

Por Margarida Vieira Da Costa.

A segunda cidade da lista da Mercer é Zurique, a maior na Suíça e a capital do cantão de lingua germânica com o mesmo nome. Com uma taxa de desemprego de cerca de 3,6%, tem vindo a receber cada vez mais imigrantes especializados que trabalham em multinacionais. Mais de 30% da população é estrangeira. Zurique é uma das cidades mais caras do mundo, mas com salários igualmente elevados.

À semelhança do que acontece na vizinha Basileia, capital da indústria farmacêutica, aqui encontram-se grandes sedes de multinacionais do sector financeiro - mais de 90% da população trabalha no sector terciário.

É nestas empresas, como a Glencore Internacional ou a Addeco, que funcionam em cidades dos arredores, que pode encontrar um lugar ao procurar ofertas numa web especializada em empregos para estrangeiros. Procuram-se consultores, analistas, tradutores e advogados e, neste momento, existem 79 ofertas para profissionais de língua portuguesa - a maioria para trabalhar os mercados latino-americanos e africanos a partir de Zurique.

Como cidadãos comunitários, e embora a Suíça não forme parte da União Europeia, os portugueses têm o visto de trabalho facilitado pelo governo local. Ainda assim, para solicitar toda a documentação necessária, consulte a página do Gabinete para a Economia e Trabalho do Cantão de Zurique (AWA). Para além de toda a legislação que o afecta como trabalhador estrangeiro aqui encontra também informações sobre como montar o seu próprio negócio - o governo local estima que a região cria mais de 2 mil empresas por ano e oferece consultoria personalizada a quem pense investir na cidade.

Se domina o alemão e não precisa de orientar a procura para um emprego em inglês, o site mais popular para ofertas de emprego na Suiça é o Job Winner, com quase 8 mil vagas em aberto, e a maioria das empresas de recursos humanos também disponibiliza as ofertas online, como a Page Personnel, por exemplo. Por outro lado, especialmente no sector financeiro e se tem alguma posição na carreira, é normal que os candidatos sejam contactados por um headhunter que os guia pelas empresas que mais recrutam.

Dinheiro Vivo, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades