FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2013
Emigrantes portugueses são «ostracizados» no Luxemburgo
2013-08-13
O Presidente da Confederação da Comunidade Portuguesa no Luxemburgo denuncia que tanto os emigrantes da primeira como os da segunda geração são ostracizados no país.

«A comunidade portuguesa, devido ao seu número mas também devido à sua capacidade económica no Luxemburgo, tem sido ostracizada já há bastante tempo. Não estamos simplesmente a falar da primeira geração mas também da segunda geração. A prova disso é que, a vários níveis, tem sido muito difícil as pessoas singrarem, terem alguma importância na sociedade luxemburguesa», afirma José Coimbra Matos.

O Presidente da Confederação da Comunidade Portuguesa espera, por isso, que as autoridades ouçam o apelo do arcebispo do Luxemburgo, Jean-Claude Hollerich, que, na segunda-feira, alertou em Fátima para a marginalização dos portugueses.

O arcebispo do Luxemburgo também pediu aos emigrantes portugueses que ajudem a nova geração que está a chegar ao país.

José Coimbra Matos diz que não é fácil conseguir trabalho, mas a comunidade ajuda sempre quem decide mudar de país e apela às autoridades para que vejam a comunidade portuguesa como parceira e não como concorrência.

TSF online, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades