FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2013
Fafe: Cidade promove XVI Encontro de Emigrantes
2013-08-04

A cidade de Fafe prepara-se para lançar e divulgar novas publicações relativas à temática da emigração durante o XVI Encontro de Emigrantes Fafenses - um evento promovido anualmente pela Câmara Municipal de Fafe - que este ano vai ter lugar no próximo dia nove.

O programa do evento inicia às 17 horas na Casa Municipal de Cultura de Fafe, com a abertura da exposição de fotografia ‘Por uma Vida Melhor' do fotógrafo Gérald Bloncourt.

Esta exposição é composta por 48 fotografias da colecção de 104 que Bloncourt ofereceu ao Museu das Migrações e das Comunidades. Refira-se que parte desta colecção está neste momento patente na Cité Nationale de l'Histoire de l'Immigration, Paris, e as que agora se apresentam em Fafe são mostradas ao público pela primeira vez.

São retratos de um Portugal dos anos 1960/1970, pela objectiva de Bloncourt, aquando da sua vinda a Portugal nos anos 1960, assim como, do quotidiano dos portugueses que emigraram para França neste período.

A inauguração de ‘Por uma Vida Melhor' contará com a presença dos músicos Geraldo Maia e Vinícius Sarmento, num momento musical de excelência.

Seguir-se-á a sessão literária, no auditório da Biblioteca Municipal, com a presença de vários autores. Serão apresentadas as obras ‘Amazónia Prescrição de um Crime' de Manuel Sousa Fonseca e Cezar Negreiros, ‘A Terra da Rainha - Retratos Portugueses no Reino Unido' de Isabel Mateus, ‘La Révolution des Oeillets au Portugal' de Manuel do Nascimento e ‘De São Vicente a Paris' de Altina Ribeiro.

Fechando este percurso literário, terá lugar ainda o lançamento das actas do seminário ‘A Emiração na Primeira República', com a presença dos oradores, cuja apresentação está a cargo das coordenadoras da publicação, Isabel Alves, coordenadora do Museu das Migrações e das Comunidades e Maria Beatriz Rocha-Trindade, do CEMRI/Universidade Aberta e coordenadora científica deste museu.

Ainda no auditório da Biblioteca terá lugar a assinatura do potocolo de colaboração entre a Câmara Municipal de Fafe/Museu das Migrações e das Comunidades e a associação Memória das Migrações, que visa em particular o trabalho de recolha e preservação da memória da presença portuguesa nos diversos países de acolhimento das comunidades portuguesas.
O XVI Encontro de Emigrantes Fafenses continuará no emblemático Jardim do Calvário, onde pelas 20 horas decorrerá o jantar-convívio e animação musical.

Correio do Minho, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades