FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2013
Inglaterra: PARSUK realiza Luso 2013 a 22 de junho
2013-06-19
Os encontros LUSO, promovidos pela PARSUK e realizados desde 2007, visam promover a colaboração e comunicação entre membros da comunidade científica e académica portuguesa no Reino Unido

A Associação Portuguesa de Estudantes e Investigadores no Reino Unido (PARSUK) e a comissão organizadora do LUSO 2013 realizam a sétima edição do encontro anual de estudantes e investigadores portugueses no Reino Unido.
O encontro deste ano decorre a 22 de Junho, no Departamento de Engenharia da Universidade de Cambridge. A iniciativa que reúne jovens que estejam a estudar ou a investigar em instituições britânicas contará com sete palestras, dois debates e um jantar convívio.
O tema do LUSO 2013 será «Matrizes para o Futuro» e irá debater diferentes questões e competências necessárias para a construção de um futuro de sucesso. As conferências e os debates serão divididos em quatro sessões com diferentes tópicos: Criatividade e Inovação, Competitividade, Liderança e Pensar o Futuro.
Os encontros LUSO, promovidos pela PARSUK e realizados desde 2007, visam promover a colaboração e comunicação entre membros da comunidade científica e académica portuguesa no Reino Unido.
Estes encontros constituem uma oportunidade não só de se estabelecerem novos contactos no seio da comunidade portuguesa mas também de se discutirem, juntamente com um painel de oradores distintos (que incluiu, no ano passado, nomes como Maria do Carmo Fonseca, António Câmara ou o Prémio Nobel da Medicina Tim Hunt), questões relevantes para a investigação científica dentro e fora de Portugal, para a comunidade portuguesa fora do país, e para a sociedade portuguesa em geral.
"Este ano pretendemos promover um encontro bastante interactivo e estimular a discussão em torno da importância da inovação, competitividade e criatividade para o nosso desenvolvimento científico, económico e social. Para isso, contamos com um painel de oradores convidados de renome nas áreas da Academia, Indústria-Empreendedorismo, Economia e Artes que irão partilhar os seus percursos e experiência profissional e contribuir para os debates focados nos diferentes tópicos do encontro", revela a organização.
Entre os oradores confirmados estão o professor Mariano Gago (ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação), Miguel Seabra (presidente da FCT), professor Manuel Carrondo (director do IBET), professor José Reis (director da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra), Marco Costa (CEO, Critical Software), Ana Bacalhau (vocalista, Deolinda), Clara Gonçalves (directora executiva da UPTec) e, como moderadores das duas sessões de debate, os jornalistas portugueses Nicolau Santos e Vasco Trigo.
Para mais informações actualizadas, deve-se consultar o site do encontro em http://parsuk.pt/luso2013/

Mundo Português, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades