FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2013
Economia e encontro com portugueses marcam último dia da visita de Cavaco ao Peru
2013-04-19
No último dia da visita oficial ao Peru, a economia voltará a estar em destaque na agenda do Presidente da República, que terá também um encontro com a comunidade portuguesa residente naquele país da América Latina.

Logo de manhã, a comitiva presidencial fará uma breve visita ao Convento de São Francisco, seguindo depois para a câmara municipal de Lima, onde Cavaco Silva irá receber a chave da cidade das mãos da presidente Susana Villarán.

Ao final da manhã, o chefe de Estado encerrará o seminário económico Portugal-Peru, que contará com a presença dos cerca de 40 empresários que acompanharam Cavaco Silva nesta deslocação ao Peru e na visita de Estado que realizou entre segunda e quinta-feira à Colômbia.

No programa da visita, estava também prevista a presença no encerramento do seminário do presidente do Peru.

Contudo, a reunião extraordinária dos chefes de Estado da União das Nações Sul-americanas (UNASUR), convocada para debater as eleições na Venezuela, que começou esta noite em Lima com a participação do Presidente eleito venezuelano, Nicolás Maduro, poderá levar ao cancelamento da presença de Ollata Humala Tasso no seminário.

Na reunião, que se realiza no Palácio do Governo, onde Cavaco Silva foi esta tarde recebido pelo seu homólogo peruano, participam também os chefes de Estado da Argentina, Cristina Fernández, do Uruguai, José Mujica, do Brasil, Dilma Rousseff, da Colômbia, Juan Manuel Santos, do Chile, Sebastián Piñera, da Bolívia, Evo Morales, e do Peru, Ollanta Humala.

A reunião da UNASUR levou à manifestação de venezuelanos radicados no Peru, contra e a favor dos resultados das presidenciais de domingo.

Na viagem entre o Palácio do Governo e o hotel, os jornalistas portugueses que acompanham a visita de Cavaco Silva ao Peru chegaram mesmo a cruzar-se nas ruas de Lima com algumas dezenas de manifestantes venezuelanos.

Depois do seminário económico, o Presidente da República português oferece uma receção em honra da comunidade portuguesa no Peru, naquele que será o último ponto da agenda da deslocação de Cavaco Silva a Lima.

Ao final da tarde, Cavaco Silva partirá da Base Militar del Callao rumo a Portugal.

A chegada a Lisboa está prevista para as 12:00 de sábado.

RTP, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades