FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2013
Debate On-line: Emigração ou Exportação? [Fundação Francisco Manuel dos Santos] Participação activa dos convidados até dia 12 Abril 2013
2013-04-02
São novos destinos a juntar aos velhos e também novos problemas. Os nossos governantes têm improvisado declarações de grande impacto mediático, mas será que existe uma política que contemple os aspectos económicos, sociais e culturais da emigração? E tendo em conta o espectro que vai dos relatos de contratações de trabalhadores da construção civil por redes mafiosas às histórias de sucesso académico e empresarial dos "cérebros em fuga", é possível esboçar o retrato do emigrante típico ou seremos obrigados a concluir que não nos chega uma "narrativa" única?

Este debate contará com a participação activa dos convidados até dia 12 Abril 2013.

Moderador
Vasco Barreto
Convidados
Ary Ferreira da Cunha
Cristóvão Fonseca
Hugo Menino Aguiar
Jorge Macaísta Malheiros
Pedro Góis
Roberto Carneiro

Ary Ferreira da Cunha é investigador no Centro de Investigação Jurídico-Económica e estudante de Doutoramento em Direito na Universidade do Porto. A sua investigação centra-se nas áreas da public governance, da transparência e da cidadania. Tem-se dedicado ao empreendedorismo social no contexto universitário, tendo fundado e presidido a primeira sociedade de debates portuguesa (a da Universidade do Porto). Recentemente, tornou-se campeão mundial de debate, numa competição em Berlim. 

Cristóvão Fonseca é realizador e produtor de cinema e televisão. Realizou a sua primeira grande reportagem televisiva "La guerre des Gangs" com apenas 22 anos e fundou, em 2007, a Produtora Les Films de l'Ódyssée. É o autor de "Des femmes en blanc", que mereceu o prémio de melhor documentário 2008, atribuído pelo público da France Televisions, e do documentário "Moins chére naturelle: Je construis ma maison", recordista de audiências, com 5,2 milhões de telespectadores. Está envolvido na criação da Oito TV, um canal para a diáspora portuguesa. 

Hugo Menino Aguiar é licenciado em engenharia informática, trabalha na Google e é presidente da Associação Fazer Avançar. Participou em cursos de negócio, economia da inovação, comunicação e marketing. Com o projecto Speak, pretende contribuir para uma sociedade que integre e valorize a multiculturalidade. 

Jorge Macaísta Malheiros é professor associado no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa. Licenciado, mestre e doutor em Geografia (Humana), escreveu em 2001 a tese de doutoramento "Arquipélagos Migratórios: Transnacionalismo e Inovação" e tem artigos publicados em revistas nacionais e estrangeiras sobre o tema das migrações. 

Pedro Góis licenciou-se em Sociologia na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde obteve um Mestrado e um Doutoramento em Sociologia. É investigador no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e docente na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Tem vários livros e numerosos artigos publicados sobre emigração e imigração em Portugal e/ou na Europa, sobre emigração cabo-verdiana ou emigração brasileira. Nos últimos anos foi relator e/ou consultor da Organização Internacional de Migrações e da Rede Europeia de Migrações. 

Roberto Carneiro é Professor Associado da Universidade Católica Portuguesa Universidade, onde também preside ao Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa. É consultor de múltiplas organizações internacionais (Banco Mundial, UNESCO, OCDE, Conselho da Europa, União Europeia, OEI) e coordenador científico do Observatório da Imigração (ACIDI), tendo exercido idênticas funções no Observatório da Sociedade da Informação e do Conhecimento (UMIC). Foi Secretário de Estado da Educação (1980/81), Secretário de Estado da Administração Regional e Local (1981/83) e Ministro da Educação (1987/91).

 

Fundação Francisco Manuel dos Santos, aqui.

 

 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades