FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2013
Canal Produtora de televisão canadiana quer programação bilingue para comunidade portuguesa
2013-03-15
A luso-canadiana Nellie Pedro, produtora e apresentadora de um programa de televisão em português no canal canadiano CityTV, defendeu, em declarações à Lusa, que a programação para a comunidade portuguesa deveria ser bilingue.

Nellie Pedro é a produtora e apresentadora do único programa português difundido no Canadá, denominado ‘Gente da Nossa', transmitido aos sábados de manhã no canal de TV generalista canadiano CityTV.

No entender desta responsável, a apresentação de programas televisivos dirigidos à comunidade portuguesa em duas línguas - português e inglês - teria a vantagem de alcançar as segundas e terceiras gerações de emigrantes, famílias em que há cruzamento de etnias, assim como captaria a audiência canadiana, em geral.

Baseando-se na experiência do seu programa televisivo, observou que "na comunidade portuguesa no Canadá existem famílias em que os avós falam português, mas os netos já não veem programas em português, perdendo assim um meio de ligação a Portugal e à cultura portuguesa".

"Esse problema seria ultrapassado com a apresentação em inglês", advogou, referindo que no passado recente produziu uma série de 13 episódios sobre os Açores em inglês, intitulada ‘Discover the Azores, my secret paradise', que captou o interesse de espectadores falantes da língua inglesa.

Numa perspectiva de médio e longo prazos, Nellie Pedro vai mais longe, ao defender a "unificação" dos meios de televisão em português em Toronto, numa alusão ao canal de cabo em Toronto FPTV, do empresário Frank Alvarez.

PUB

A fusão "num único canal" asseguraria o futuro, com a otimização de recursos e do mercado publicitário, justificou Nellie, que juntamente com o marido, César Pedro, assume a produção e realização do "Gente da Nossa" na CityTV.

O programa celebrou, em Fevereiro passado, 26 anos de existência, tendo começado a ser emitido no canal de cabo Graham para a cidade de Toronto, transitando em 1989 para a CityTV.

Actualmente contabilizando mais de 1.200 emissões, o "Gente da Nossa", integrado na programação multiétnica da CityTV e com a duração semanal de uma hora, "é um magazine de eventos e entrevistas na comunidade portuguesa, contendo segmentos de música e vídeos de Portugal, um boletim cultural, agenda comunitária e momentos de memória do próprio programa", descreveu.

Bem conhecida junto da comunidade portuguesa de Toronto, Nellie Pedro foi agente imobiliária, gestora na comissão escolar pública e concorreu a deputada provincial pelo Partido Liberal do Ontário.

Notícias ao Minuto, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades