FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2013
Secretário de Estado das Comunidades visita África do Sul e Moçambique
2013-03-14

O secretário de Estado das Comunidades, José Cesário, inicia, sexta-feira, dia 15, uma viagem à África do Sul e a Moçambique, para contactos com as comunidades portuguesas e com as autoridades locais.

A viagem a Moçambique, onde José Cesário estará segunda e terça-feira (18 e 19 de Março), surge numa altura em que cresce o interesse dos portugueses pelo país e em que as autoridades moçambicanas decidiram aplicar de forma mais estrita a sua política de atribuição de vistos. A aplicação mais rigorosa da política de vistos está a criar constrangimentos a quem quer viajar para Moçambique, com queixas pela demora na obtenção dos documentos.

Surge ainda depois de cidadãos portugueses com visto de turista para Moçambique terem sido repatriados por as autoridades moçambicanas suspeitarem que pretendiam trabalhar no país e de a outros ter sido recusada a entrada por não terem visto válido. As autoridades moçambicanas admitem "mais zelo" na aplicação da lei e o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal diz estar em contacto com as autoridades de Maputo para encontrar soluções para os "problemas pontuais" relacionados com vistos.

Logo no primeiro dia da visita, José Cesário irá reunir-se com o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e com um representante do Ministério do Interior com quem discutirá "as relações entre Portugal e Moçambique", escusando-se a avançar se a questão dos vistos estará em cima da mesa.

"Vou fazer uma análise muito cuidadosa e criteriosa da forma como funciona o nosso consulado geral em Maputo porque quero ter a certeza absoluta que respondemos plenamente a todas as exigências do mercado moçambicano, quer a nível da comunidade portuguesa quer dos moçambicanos", disse José Cesário, que terá uma reunião com o cônsul de Portugal em Maputo, antes do encontro com o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros moçambicano.

José Cesário chegará a Maputo proveniente da África do Sul onde tem encontros com o embaixador de Portugal, a coordenadora do ensino de português no país e a cônsul em Joanesburgo e ainda com os conselheiros das Comunidades Portuguesas locais. Durante a visita, o governante estará presente num jantar com a Federação das Associações Portuguesas e Federação do Folclore e entregará ainda as condecorações atribuídas no Dia de Portugal pelo Presidente da República a Silvério Silva, Ivo de Sousa e Mário Ferreira, três personalidades da comunidade portuguesa na África do Sul.

Mundo Português, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades