FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2013
Secretaria de Estado das Comunidades reúne dirigentes da diáspora em curso
2013-02-22

Evento organizado pela Confraria dos Saberes e Sabores da Beira - Grão Vasco, com patrocínio da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, acontece de 24 a 28 de fevereiro de 2013, em Viseu e Lisboa, o Curso Mundial de Dirigentes Associativos da Diáspora.

De acordo com o governo português, o encontro vai reunir dirigentes associativos da diáspora portuguesa oriundos de diversos países da Europa e fora da Europa, o que possibilitará trocar diferentes experiências, saberes e conhecimentos, das diversas associações onde os participantes realizam trabalho junto das comunidades dos países onde residem.

"O que se pretende neste Fórum de cinco dias de trabalho é a partilha de todas essas experiências, inserido num curso de formação de dirigentes associativos" traz o comunicado da SECP. Entre os temas estão programas de ação, organização e gestão associativa, projetos e candidaturas, legislação, parcerias. Haverá ainda um espaço prático, que permitirá visitarem e conhecerem realidades concretas do trabalho desenvolvido por diferentes associações de Portugal, participarem em mostras associativas, conhecerem o trabalho que as autarquias realizam com as associações e ainda partilharem as suas próprias experiências pessoais.

O curso, além da importância ao nível de informação, conhecimentos e competências, pretende que cada um dos participantes leve para as suas comunidades e associações uma motivação acrescida, ideias novas e novos projetos, que irá permitir incentivar a uma maior ação e dinâmica das associações.

Os temas do encontro estarão disponíveis na internet também, através de uma plataforma que pode aumentar os níveis de participação das Comunidades, resultando em novos desafios e sinergias, em prol das comunidades da diáspora portuguesa e de Portugal.

Além do Alto Patrocínio do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, o encontro conta também com o apoio do Secretário de Estado do Desporto e Juventude; das Câmaras Municipais de Viseu e Sintra; Inatel, Instituto Politécnico de Viseu, Entidade de Turismo do Centro de Portugal, Pousada da Juventude; Instituto Português do Desporto e Juventude; Hotel Príncipe Perfeito; Federação Nacional das Associações Juvenis; Gabinete Designer Jorge Vilela, Quinta de Lemos e Gabinete Publicidade "Abstrato".

Estarão representados no evento Alemanha, França, Suíça, Luxemburgo e Reino Unido. De fora da Europa, participam representantes da Argentina, Brasil, EUA, Venezuela, Uruguai, Canadá, África do Sul e Macau.

Jornal Mundo Lusíada, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades