FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2012
Inglaterra: Biblioteca em Little Portugal recebe livros em português
2012-12-11
Uma secção de livros infantis e juvenis em português foi inaugurada a 1 de dezembro numa biblioteca inglesa, implantada no coração de Stockwell, área urbana conhecida por «Little Portugal», no sul de Londres.

São cerca de 250 livros, que foram doados por funcionários do banco Montepio Geral, em Portugal. A entidade bancária patrocinou a iniciativa e, no ano passado, já tinha oferecido outro género de títulos à «Tate South Lambeth».
As obras oferecidas têm vindo a ser transportadas gratuitamente por uma empresa de mudanças, entre Portugal e o Reino Unido, estando já cumpridos dois dos três carregamentos previstos, numa operação que deverá ficar concluída em janeiro próximo. 
A biblioteca «Tate South Lambeth» situa-se numa das ruas com maior número de lojas de comércio de origem portuguesa. Também os residentes deste bairro e muitas das crianças em idade escolar que frequentam os seus estabelecimentos de ensino, são em grande parte portugueses e seus descendentes.
Guilherme Rosa, diretor do escritório do Montepio, expressou à Lusa o desejo de, com este gesto, "aproximar a comunidade da biblioteca como instituição pública ao serviço dos residentes, e demonstrar a vontade dos portugueses em participar". Com os cortes na despesa pública, muitas bibliotecas britânicas têm sido ameaçadas de encerramento, mas Guilherme Rosa espera que os portugueses possam ajudar a salvar este serviço público. 
Para a vereadora inglesa Sally Prentice, os livros vão ajudar as crianças a praticar o português, e a iniciativa é um exemplo do trabalho de cooperação da autoridade local "com residentes e empresas, para tornar os serviços locais, como bibliotecas, capazes de responder às necessidades das comunidades que servem".
Já Edith Holtham, presidente dos Amigos da Biblioteca de South Lambeth, grupo que luta pela preservação do serviço, saudou o empenho e o apoio da comunidade portuguesa nos últimos anos, que já tinha angariado livros para leitores de outros escalões etários.
Outros bancos portugueses, presentes no Reino Unido, têm também apadrinhado iniciativas semelhantes de doação de livros a bibliotecas, instituições e escolas britânicas, com ligação à comunidade portuguesa.
Recentemente, foi formado um grupo de Apoio à Comunidade Portuguesa, para providenciar aulas de inglês nas instalações para os habitantes da zona de Stockwell.

Mundo Português, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades