FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2012
Seminário promovido pelo Cepese no Rio, nas instalações da Firjan, analisa esta quinta-feira o passado, presente e futuro da comunidade portuguesa, com a presença de académicos, diplomatas, empresários e jornalistas.
2012-12-05

Rio de Janeiro - A Firjan - Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro recebe esta quinta-feira, 6, o seminário internacional "Os Portugueses no Brasil - Novos Desafios", cujo principal objetivo é "estabelecer um espaço de reflexão sobre a emigração portuguesa para o Brasil".

Estarão em analise as dificuldades com que se deparam os portugueses no território brasileiro, os obstáculos burocráticos que importa ultrapassar, as oportunidades de inserção dos portugueses qualificados no mercado de trabalho brasileiro, os exemplos de sucesso alcançados nos últimos anos e os contributos que estes portugueses têm dado ou podem vir a dar para o desenvolvimento socioeconómico do Brasil.

Para tal, participam nestes seminários professores universitários, jornalistas, empresários, diplomatas, políticos e outras individualidades que, no exercício das suas funções ou pela investigação que desenvolvem, têm acompanhado de perto estas questões.

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, é um dos convidados. O presidente do Real Gabinete Português de Leitura, António Gomes da Costa, o embaixador Lauro Moreira, o diretor da PT Inovação Brasil, João Firmeza, e o diretor do Portugal Digital, Alfredo Prado, também participam no seminário, que é organizado pelo Cepese - Centro de Estudos da População, da Economia e da Sociedade, de Portugal.

Entre os participantes estão ainda o reitor da UERJ, Ricardo Vieiralves, e os professores da UFRJ Francisco Teixeira da Silva e Carlos Lessa, entre outros docentes e académicos.

O seminário será repetido na próxima segunda-feira, dia 11, em Salvador, onde estará presente o embaixador de Portugal no Brasil, Francisco Ribeiro Telles.

Portugal Digital, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades