FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2012
Seminários debatem desafios da imigração portuguesa no Brasil
2012-11-26
Os desafios da imigração no Brasil serão analisados em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, de 3 a 11 de dezembro, com as experiências de empresários, diplomatas, jornalistas e professores, por iniciativa do Cepese, da Universidade do Porto.

Rio de Janeiro - O futuro dos portugueses no Brasil estará em debate num conjunto de seminários que serão realizados em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Salvador entre os dias 3 e 11 de dezembro, sob a organização do Cepese - Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade de Portugal.

Integrado na programação oficial das comemorações do "Ano de Portugal no Brasil", o seminário internacional "Os Portugueses no Brasil - Novos Desafios" tem como objetivo "estabelecer um espaço de reflexão sobre a emigração portuguesa para o Brasil".

O ciclo de seminários começa a 3 de dezembro em São Paulo, na Fundação Memorial da América Latina. A 6 de dezembro passará pelo Rio de Janeiro, nas instalações da Firjan. E a 11 de dezembro será a vez de a Associação Comercial da Bahia receber o debate. 

Estarão em analise as dificuldades com que se deparam os portugueses no território brasileiro, os obstáculos burocráticos que importa ultrapassar, as oportunidades de inserção dos portugueses qualificados no mercado de trabalho brasileiro, os exemplos de sucesso alcançados nos últimos anos e os contributos que estes portugueses têm dado ou podem vir a dar para o desenvolvimento socioeconómico do Brasil.

Para tal, participam nestes seminários professores universitários, jornalistas, empresários, diplomatas, políticos e outras individualidades que, no exercício das suas funções ou pela investigação que desenvolvem, têm acompanhado de perto estas questões.

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, estará presente nos seminários a realizar em São Paulo e no Rio de Janeiro, enquanto o evento em Salvador contará com a participação do Embaixador de Portugal no Brasil, Francisco Ribeiro Telles.

Consulte a programação de cada seminário:

São Paulo (3 de dezembro)

Rio de Janeiro (6 de dezembro)

Salvador (11 de dezembro)

Portugal Digital, aqui.

 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades