FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2012
IX Encontro de Sociologia dos Açores: Novas e Velhas Tendências Populacionais, dias 22 e 23 de Novembro, Universidade dos Açores
2012-11-21
O encontro inclui comunicações sobre emigração portuguesa.

No seguimento do que vem acontecendo desde 1997, o Centro de Estudos Sociais da Universidade dos Açores vai realizar, nos dias 22 e 23 de Novembro próximo, o IX Encontro de Sociologia dos Açores, subordinado ao tema Novas e Velhas Tendências Populacionais, com a realização de 4 painéis: 1. Transições sociais e populacionais; 2. Tempos e percursos de vida; 3. Dinâmicas Demográficas e 4. Migrações e Transnacionalismo. Haverá ainda uma mesa redonda sobre Tendências Populacionais, a transmitir em diferido pela RDP Açores no dia 27 de novembro. Considerando que a Comissão Europeia designou o ano de 2012 como o Ano Europeu de Envelhecimento Ativo e Solidariedade Entre Gerações, o IX Encontro ao associar-se a este objetivo procurará  refletir e debater que estratégias podem ser acionadas no sentido de sensibilizar a sociedade açoriana para a realidade do envelhecimento e da solidariedade entre gerações. Por outro lado, será uma oportunidade de se discutir aspetos recentes da evolução demográfica portuguesa e também açoriana no que diz respeito às mudanças, alterações e permanências. O Encontro conta com a participação do Núcleo Regional dos Açores da APS.

 

Os trabalhos irão decorrer no anfiteatro C e são abertos ao público. Para mais informações aceda ao sitio www.ces-ua.uac.pt ou ao Facebook em http://facebook.com/centro.de.estudos.sociais.uac.

Para ver o programa, aqui.

Vídeo promocional aqui: http://www.youtube.com/watch?v=nDNNpK7MXwc&feature=youtu.be

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades