FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2012
Andorra: Deputado diz que atraso na abertura do consulado honorário é “penalização” para os portugueses
2012-11-19
O deputado socialista Paulo Pisco acusa o governo português de ter “um problema de insensibilidade e de falta de respeito” para com a comunidade portuguesa do principado de Andorra. Em causa está o atraso na abertura de um consulado honorário naquele país, onde a embaixada de Portugal foi encerrada no final do ano passado.

Paulo Pisco considera que ter a estrutura diplomática encerrada há mais de um ano é uma "penalização" para os seus concidadãos.
De acordo com a agência de notícias de Andorra, ANA, o deputado do PS eleito pelo círculo da Europa, prestou no dia 11 deste mês, declarações  na sede do grupo parlamentar social-democrata andorrano, depois de visitar vários representantes da comunidade portuguesa em Andorra.
Paulo Pisco criticou o atraso e considerou um "enorme erro" a redução da representação consular portuguesa em Andorra. Por um lado, considera que o consulado honorário não é suficiente para atender as necessidades da comunidade portuguesa.
Mas acrescenta que é "inadmissível" que um ano depois do encerramento da embaixada e do consulado, o consulado honorário ainda não esteja a funcionar, mais ainda quando dispõem de local, pessoal e recursos para poder abrir. De acordo com Paulo Pisco, a única que coisa que falta para a abertura do consulado honorário é a formação para que possam realizar-se atos de registo civil, como a emissão de bilhetes de identidade.
A 16 de dezembro de 2011, o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas revelava que Portugal iria criar um Consulado Honorário em Andorra.
Foi a alternativa encontrada para o encerramento da Embaixada e do Consulado de Portugal no Principado, uma decisão que gerou muitos protestos da vasta comunidade portuguesa. O fecho realizou-se no âmbito de uma reforma da rede diplomática que inclui o encerramento de outras seis embaixadas, quatro vice-consulados e um escritório consular, e que segundo o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, iria permitir poupar 12 milhões de euros em 2012.
A 9 de maio deste ano, foi publicada em Diário da República, a nomeação de José Manuel Silva, empresário e ex-conselheiro das Comunidades Portuguesas, para o cargo de cônsul honorário.
Em junho, o deputado social-democrata Carlos Gonçalves afirmou em declarações à Lusa que o novo consulado honorário de Andorra seria inaugurado em breve, faltando apenas acertar "algumas questões técnicas".

Mundo Português, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades