FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2012
Emigrantes compram mais produtos portugueses para apoiar Portugal
2012-09-19
Os emigrantes portugueses nos Estados Unidos estão a comprar mais produtos portugueses para ajudar Portugal a sair da crise económica em que se encontra, disse hoje o secretário de Estado das Comunidades.

Na conclusão de uma visita de 4 dias aos Estado Unidos, e antes de partir para o Canadá, o secretário de Estado José Cesário regista a "grande preocupação" expressada pelos emigrantes pela crise em Portugal e a intenção de contribuir para ajudar.

"Há vontade em muitas comunidades de ajudarem, terem iniciativa de ajudar. Tem aumentado de forma enorme o número de importadores que estão cá fora que passaram a adquirir produtos portugueses", afirmou à Lusa.

Mesmo numa visita no Senado de Rhode Island, onde se encontrou com a Presidente do Senado estadual, Teresa Paiva-Weed, e senadores luso-descendentes foi manifestado "grande apoio à vontade e esforço que Portugal está a fazer para recuperar as suas finanças e credibilidade".

Atualmente, afirma, o contributo para a economia das comunidades portuguesas no estrangeiro" já é superior ao dos fundos estruturais da União Europeia".

Este cálculo inclui remessas anuais para Portugal no valor de 2.700 milhões de euros, a que se somam as despesas que são feitas em Portugal pelos emigrantes que visitam o país e "também a componente decisiva das exportações para o mercado da saudade", somando "muitíssimo mais que 3.000 de euros" recebidos de fundos estruturais.

A comunidade luso-americana, afirma, pode ajudar neste momento de crise comprando mais produtos portugueses, mas também divulgando o país, tornando Portugal mais visível no mapa do turismo e investimento dos Estados Unidos, a maior economia mundial.

"São as componentes essenciais para a recuperação, em que as nossas comunidades são fundamentais", disse à Lusa.

Depois de passagens por Brigdeport (Estado do Connecticut) no domingo, Mineola (Nova Iorque) e Elizabeth (Nova Jérsia) na segunda feira, o secretário de Estado conclui a passagem pelos Estados Unidos com visitas a comunidades em Rhode Island e Massachusetts.

Sempre acompanhado pela deputada Maria João Ávila, eleita pelo círculo fora da Europa, José Cesário visita esta tarde o Monumento aos Descobrimentos Portugueses em Newport e encontra-se com o conselheiro das comunidades João Pacheco, terminando o dia no Clube Juventude Lusitana, em Cumberland.

Objetivo central da visita é a entrega simbólica de manuais escolares oferecidos por Portugal a escolas comunitárias e oficiais.

Nos próximos dias vão ser entregues livros a 6 mil alunos na América do Norte, estando 3.500 a chegar à Embaixada em Washington DC, para distribuição, e ao Canadá.

A maioria dos alunos, afirma, está concentrada no nordeste, de Nova Iorque até à Nova Inglaterra.

RTP Notícias, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades