FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2012
Secretário de Estado das Comunidades visita Estados Unidos e Canadá
2012-09-14

O secretário de Estados das Comunidades Portuguesas realiza uma viagem aos Estados Unidos e Canadá, entre 16 a 21 de setembro, com encontros com a comunidade e com autoridades e visita a escolas na agenda, entre outros compromissos.

No domingo, dia 16, em Bridgeport, Estados Unidos, José Cesário participará numa sessão de entrega de livros na escola portuguesa da localidade e, participará ainda, no 50.º aniversário da Igreja Portuguesa de Bridgeport, em Connecticut. Na segunda-feira, José Cesário visitará a High School de Mineola (Nova Iorque), e terá um encontro com o senador lusodescendente Jack Martins.

O secretário de Estado estará ainda na Elizabeth High School - local em que assistirá a apresentação do projeto de ensino da língua portuguesa, inserido nos planos do Board of Education de Elizabeth - e visitará a Escola Amadeu Correia, ambas no Estado de New Jersey.

Ainda na segunda-feira, com a deputada social-democrata Maria João Ávila eleita pela Emigração, "terá um encontro com o coordenador adjunto António Oliveira, padre José Manuel Fernandes e ainda duas pessoas do Board of Education que estão interessadas no ensino integrado" (da língua portuguesa), refere o comunicado divulgado pelo gabinete do secretrário de Estado.

Em New Bedford (Massachussets), na terça-feira, dia 18, visita o Centro de Estudos Portugueses e Cultura e aos Arquivos Luso-Americanos Ferreira Mendes - UMass Dartmouth e vai apresentar cumprimentos ao autarca da cidade, o mayor Jonathan Mitchell. José Cesário terá ainda um encontro com o conselheiro das comunidades portuguesas Claudinor Simão, no consulado de New Bedford. O secretário de Estado participa ainda na sessão de entrega de manuais escolas aos alunos da Escola Oficial Portuguesa.

Na quarta-feira, em Providence, reúne-se com autoridades locais e com a comunidade, passa por Middletown, visita o Monumento aos Descobrimentos Portugueses, em Brenton Park, em Newport, e reúne-se ainda com a comunidade em Cumberland.

O secretário de Estado José Cesário parte para Toronto, no Canadá, na quinta-feira, dia 20, onde visitará o consulado e participará num programa numa rádio local. Na sexta-feira, estará presente na "cerimónia de entrega de manuais escolares no Board Católico de Toronto" e na inauguração do "novo Centro de Dia para pessoas com deficiência do Luso Canadian Charitable Society, que terá a presença do ministro da Imigração e Cidadania do Ontário, Charles de Sousa, bem como vereadores e deputados provinciais", segundo o comunicado.

José Cesário participará ainda numa entrevista para a televisão FPTV, no programa «Português para todos».

Mundo Português, aqui.

 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades