FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2012
Canadá: português expulso pondera pedido de indemnização
2012-08-21
Emigrante José Pereira já tem a residência canadiana regularizada mas teve de desfazer-se dos bens após receber ordem de expulsão.

O cidadão português José Pereira, sujeito recentemente a uma ordem de expulsão do Canadá, parte, nesta terça-feira, de férias para Portugal com a residência canadiana regularizada, mas está agora a analisar um pedido de indemnização ao Estado canadiano.

A viagem, inicialmente marcada para sair definitivamente do Canadá, tornou-se numa «oportunidade para gozar umas férias de alguns meses», contou José Pereira à Lusa.

«Vou apanhar um bocado de sol no Algarve», acrescentou.

Quanto ao futuro, José Pereira ainda não sabe o que vai fazer, mas esteve nos últimos dias em contacto com advogados em Montreal com vista a avançar com um pedido de indemnização ao Estado canadiano pelos prejuízos financeiros que sofreu em virtude do seu processo.

Em paralelo, este natural de Ofir, Esposende, disse ter iniciado há um mês no Consulado Geral de Portugal em Montreal o processo de pedido de nacionalidade portuguesa para a esposa, Cérès Bibeau, que é quebequense.

O casal parte hoje com destino ao Porto, onde chegará na quarta-feira, tendo como primeira etapa visitar o pai de José Pereira e outros familiares. Depois, seguirão para o Algarve.

José Pereira, a viver em Montreal, no Canadá, há 32 anos, foi alvo de um erro administrativo das autoridades canadianas, que ordenaram, a 27 de junho passado, a sua expulsão do país até ao dia 10 do próximo mês de setembro, segundo uma missiva do departamento federal da Cidadania e Imigração Canadá (CIC), a que a Lusa teve acesso.

Porém, após José Pereira expor o seu caso num canal nacional de televisão canadiano - e rapidamente mediatizado por outros órgãos de comunicação social canadianos e internacionais - a Imigração canadiana admitiu um lapso e recuou na decisão.

Numa nota enviada à Lusa a 10 de agosto, o CIC confirmou que «o departamento reanalisou os pormenores do caso do Sr. Pereira e detetou um erro. Em consequência, o estatuto de residência do Sr. Pereira será restaurado».

Dadas as circunstâncias, as autoridades apressaram, excecionalmente, a emissão de um novo cartão de residente permanente no país que o português recebeu no final da semana passada, a tempo de poder viajar para Portugal, como já tinha previsto, e regressar ao Canadá sem se sujeitar a problemas.

As autoridades do Canadá garantiram, por outro lado, a José Pereira que será retomado o seu processo de obtenção da cidadania canadiana.

TVI24, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades