FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2012
Cavaco apela aos portugueses em Moçambique para olharem para o futuro
2012-07-19
O Presidente da República de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, reuniu-se esta noite com a comunidade portuguesa em Moçambique, no âmbito da visita que efectua a Maputo, onde na próxima sexta-feira vai participar na IX Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Cavaco Silva enalteceu o papel que os portugueses em Moçambique têm tido no estreitar das relações entre os dois países, salientando que "é bom que os portugueses em Portugal conheçam o papel e contributo vosso neste país e desde a primeira hora como Presidente da República que tenho valorizado o papel das comunidades portuguesas espalhadas pelo Mundo".

O Presidente da República apelou para que os portugueses que vivem e trabalham em Moçambique "transmitam bons exemplos" e "continuem a ser bons exemplos e casos de sucesso na cultura, no desporto, no ramo empresarial, na investigação científica por esse mundo fora, contribuindo para a afirmação e projecção da imagem do nosso Portugal".

Cavaco prometeu que as autoridades portuguesas continuarão a fazer esforços para a valorização das comunidades deste país lusófono no estrangeiro, e "aqui em Moçambique o olhar tem que estar voltado para o futuro e não pode ser uma retórica passadista e é preciso que aqueles que aqui trabalham estejam atentos às oportunidades que todos os dias nascem e é preciso que os portugueses revelem dinamismo e capacidades para aproveitá-las".

Perante perto de duas dezenas de portugueses residentes em Maputo, o Presidente de Portugal destacou o papel da comunidade lusa na economia moçambicana e apelou para que os portugueses potenciem o triângulo económico da região Austral de África formado por Moçambique, África do Sul e Angola.

De referir que o Presidente de Portugal fez-se acompanhar neste encontro pela sua esposa Maria Cavaco Silva e durante o seu discurso destacou o facto de ter vivido em Moçambique ao longo de dois anos, sendo que esta visita serve para matar saudades dos momentos vividos neste país.

Nesta quinta-feira, Cavaco Silva irá efectuar a entrega simbólica de obras oferecidas ao Fundo Bibliográfico de Língua Portuguesa, acto que terá lugar no Centro Cultural da Embaixada de Portugal em Maputo.

Alfredo Lituri (Texto) e Sérgio Costa (Fotos)

SAPO MZ, aqui.
 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades