FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2012
Encerramento de unidade da Peugeot em França envia portugueses para o desemprego
2012-07-12
Encerramento de unidade da Peugeot em França envia portugueses para o desemprego

Miguel Moreira

A construtora automóvel localizada em França vai levar avante um plano de reestruturação que implicará uma redução da sua massa laboral em 8000 trabalhadores, no total. Só na unidade localizada em Aulnay-sous-Bois, serão 3000 funcionários na rota do desemprego, ao abrigo deste plano.

Alguns destes trabalhadores da PSA Peugeot Citroën são emigrantes portugueses, sendo que há casos de mais do que um elemento do agregado familiar a serem despedidos. A empresa vive grandes dificuldades financeiras, em virtude da redução de vendas de automóveis, aplicando este plano, que implica o encerramento da unidade de Aulnay-sous-Bois, perto de Paris.

A PSA Peugeot Citroën é o maior fabricante automóvel francês., sendo que foi discutida a possibilidade de um resgate do Estado, para evitar este cenário de despedimento de 8000 trabalhadores.

Ontem, foi anunciado o plano de restruturação, que afeta algumas centenas de portugueses, emigrantes em França, que se veem no desemprego e com poucas perspetivas de regressar ao mercado laboral.

Perante esta inevitabilidade, a empresa vai avançar com rescisões amigáveis. A PSA Peugeot Citroën tentará chegar a um entendimento com os profissionais, para cessação dos contratos laborais por acordo mútuo.

Além da unidade de Aulnay-sous-Bois, haverá cerca de 1400 despedimentos na fábrica da Peugeot Citroën situada em Rennes,

Os emigrantes portugueses que não trabalham na Peugeot Citroën temem, por outro lado, que esta decisão da empresa possa afetar negócios paralelos. Ou seja, além dos 8000 postos de trabalho extintos, surge um cenário que prejudicará a economia local.

Este plano da PSA Peugeot Citroën não prevê, no entanto, qualquer medida na fábrica localizada em Mangualde.

PT Jornal, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades