FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2012
Secretário de Estado das Comunidades lembra importância da China para Portugal
2012-06-09

Macau, China, 08 jun (Lusa) - O secretário de Estado das Comunidades, José Cesário, considerou hoje em Macau a China um parceiro muito importante para Portugal e lembrou as boas relações entre os dois países.

Na primeira visita a Macau, neste mandato governamental, José Cesário disse à agência Lusa ter escolhido a cidade para celebrar o próximo 10 de Junho, a primeira paragem de uma visita que o levará também a Hong Kong e Xangai.

"É público que a China é, neste momento, um parceiro muito importante para Portugal. Temos consciência do papel que a China tem hoje no mundo e não vale a pena iludirmo-nos quanto a isso", disse José Cesário, que se referiu também às "boas relações" entre os dois países..

Recordando a transição do exercício da soberania em 1999 como um exemplo das boas relações entre Portugal e a China, o governante português vincou a importância e a necessidade de "aprofundar relações com a China".

Em Macau, José Cesário disse esperar encontrar "a comunidade de sempre, que mantém o nome de Portugal bem presente e que consegue interagir perfeitamente com os cidadãos locais, uma comunidade viva".

"Espero vir reencontrar muitos amigos e esta é a razão da minha presença aqui e sobretudo para celebrar um dia especial que eu sei que aqui em Macau é vivido de uma forma muito intensa", sublinhou.

José Cesário acrescentou que a comunidade portuguesa de Macau "é crítica", mas é também por isso que a "admira".

Além de Macau, o secretário de Estado das Comunidades visita ainda Hong Kong e Xangai, e na capital económica da China, além do contacto com a "pequena comunidade, mas em crescendo" e vai ter um "contacto alargado com um conjunto de empresários e autoridades locais para ver algumas perspetivas de que se prendem investimentos com a captação de investimento para Portugal".

Com sete horas de diferença para Portugal, à chegada a Macau, José Cesário prometeu ainda "ficar acordado" para ver o Portugal/Alemanha às 02:45 de domingo (hora de Macau), a primeira partida no Euro 2012 da seleção das quinas e que vai terminar a pouco mais de quatro horas do início das cerimónias oficiais do 10 de Junho em Macau.

"Vou ficar acordado e vou ver o jogo no Lvsitanvs, se é aí que a Casa de Portugal vai disponibilizar um espaço para a comunidade portuguesa", disse.

JCS.

Lusa/fim, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades