FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2012
Ministro dos Negócios Estrangeiros Paulo Portas quer atrair empresarios do Brasil e foi homenageado pela Comunidade luso-brasileira de São Paulo
2012-05-03
O ministro dos Negócios Estrangeiros português Paulo Portas está no Brasil e deverá reunir-se nesta quinta-feira (3), em Brasília, com o ministro da Educação, Aloísio Mercadante, na última etapa da visita de três dias que efetua ao Brasil.

Por: Graciano Coutinho - Jornalista

Ontem, em São Paulo, onde se encontrou com empresários e com o governador Geraldo Alckmin, Paulo Portas disse que Portugal disponibiliza condições especiais aos investidores brasileiros.

Em almoço promovido pela Casa de Portugal de São Paulo, presidida por Júlio Rodrigues, o feriado deste 1º de maio - Dia do Trabalhador, entrará para a história da grande arrancada para a recuperação econômica do Estado português.

 Júlio Rodrigues, em seu discurso de boas vindas ao ministro Paulo Portas, destacou a importância e a força de trabalho dos imigrantes portugueses e luso descendentes da cidade de São Paulo, assim como, mundo afora e. que  apesar da distância, carregam dentro de si um coração português,  estando prontos,  como sempre o fizeram, a colaborar com a nação. Não obstante ao presidente da Casa de Portugal, o Ministro Paulo Portas, ressaltou a força de trabalho dos brasileiros que superaram  uma crise econômica a aproximadamente dez anos atrás, tendo que recorrer aos fundos monetários internacionais, não será diferente com os portugueses, estamos no rumo certo e vamos superá-la. Lembrando num belo exemplo de seu tio avô, o aviador Sacadura Cabral, que juntamente com Gago Coutinho que, para além dos limitados instrumentos de navegação da época, realizavam há 90 anos,  o primeiro vôo Lisboa-Rio de Janeiro isto em 1922, superando as adversidades e calando os incrédulos. Ambos foram aplaudidos com entusiasmo pelos presentes que lotaram as dependências do salão nobre da Casa, em determinado momento de seu discurso, o presidente Júlio Rodrigues, solicitou a todos que levantassem e permanecessem em silêncio, homenagem póstuma a Miguel Portas, irmão do  ministro Paulo Portas, pelo seu falecimento ocorrido em 24 de abril, assim como, em memória de José Augusto Pereira, irmão de Antero Pereira, presidente do SINDIPAN-SP, ocorrido em 22 de abril.Ao final do almoço, o Ministro Paulo Portas foi distinguido com a medalha da Casa de Portugal, "Comendador Pereira Queirós", entregue pelo presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo, António de Almeida e Silva. Na comitiva do Ministro Paulo Portas, destacamos as presenças de Francisco Ribeiro Telles,  Exmo. Sr. Embaixador de Portugal no Brasil ; Paulo Lourenço, Consul Geral de Portugal em São Paulo; Pedro Reis, presidente da Agência Portuguesa para o Investimento (AICEP) e Carlos Moura, diretor do AICEP em São Paulo. O Grupo Folclórico da Casa de Portugal de São Paulo, sob direção do  Sr. Ernesto Lemos, abrilhantou o evento com muita música e dança do folclóre português.Luiz Almeida

O Povo online, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades