FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2012
Paulo Portas inicia visita de cinco dias aos EUA
2012-06-04
O ministro dos Negócios Estrangeiros português inicia hoje uma visita de cinco dias aos Estados Unidos para participar nas comemorações do Dia de Portugal e para encontros com políticos e empresários em Boston, Washington e Houston.

A visita arranca hoje em Boston, estado do Massachusetts, com um jantar com empresários, políticos, altos funcionários, lobistas, diretores de museus e bibliotecas e académicos, segundo o programa divulgado hoje pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).

Na terça-feira, Paulo Portas toma o pequeno-almoço com o núcleo Luso -- Americano da Assembleia Legislativa (State House) de Massachusetts, incluindo os senadores de origem portuguesa Marc Pacheco e Michael Rodrigues e os representantes estaduais António Cabral, John Fernandes, David Vieira, Kevin Aguiar e Viriato de Macedo.

Segue-se a sessão comemorativa do Dia de Portugal na Câmara dos Representantes da Assembleia Legislativa, uma tradição com quase três décadas que anualmente homenageia os portugueses e luso-descendentes que se destacaram.

Paulo Portas tem ainda prevista uma reunião com o governador do estado de Massachusetts, Deval Patrick, e uma visita ao Massachusetts Institute of technology (MIT), que desenvolve um programa de cooperação científica com Portugal.

Durante a visita ao MIT, o chefe da diplomacia portuguesa proferirá, para uma plateia de empresários e líderes da comunidade portuguesa, uma palestra sobre "A Perspetiva Portuguesa no Atual Contexto Europeu".

O programa do ministro em Boston termina com um encontro com a direção da Portuguese-American Post-Graduate Society.

Na quarta-feira, já em Washington , Paulo Portas participa numa conferência no European Institute, seguindo-se encontros com o Senador Patrick Toomey, um dos presidentes do grupo "Friends of Portugal", com o porta-voz da Câmara dos Representantes, John Bohener, e com os senadores Jack Reed e John Kerry.

Ao final do dia, depois de um encontro com membros do Portuguese-American Caucus, o MNE português janta com congressistas.

Quinta-feira, em Houston, Texas, o dia é dedicado às questões da energia, com Paulo Portas a participar num almoço de trabalho na sede da empresa EDP Renováveis, seguido de uma visita às instalações.

Segue-se uma palestra no Baker Institute of Public Policy sobre o caso de Portugal no contexto da atual "encruzilhada" europeia.

Na sexta-feira, Paulo Portas participa num pequeno-almoço com membros da comunidade portuguesa de Houston, seguindo-se uma visita à "The Menil Collection" e um debate com empresários da indústria do gás e com membros do Instituto Rice.

Depois de um encontro com o "mayor" de Houston, Paulo Portas reúne-se com professor Ronald de Pinho e com o responsável pelos Global Academic Programs, Oliver Bogler.

Diário Digital com Lusa, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 018

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte.pt

Parceiros Apoios