FR

Link para inquéritoO regresso como emigração: o caso dos jovens adultos portugueses

Início / Recursos / Recortes de imprensa 2012
Encontros oficiais, empresários e escola portuguesa na agenda de hoje de Cavaco Silva
2012-05-21
O Presidente da República, Cavaco Silva, prossegue hoje a visita de Estado a Timor-Leste, com a agenda marcada por encontros institucionais e uma visita à Escola Portuguesa Ruy Cinatti, em Díli.

A viagem de Estado do Presidente português está integrada numa deslocação de dez dias de Cavaco Silva que, além de Timor-Leste, inclui uma visita de Estado à Indonésia e visitas oficiais à Austrália e a Singapura.

Depois de assistir à posse do novo Presidente da República timorense, Taur Matan Ruak, e de participar nas cerimónias do X Aniversário da Restauração da Independência de Timor-Leste, Cavaco Silva inicia o segundo dia de visita de Estado com a cerimónia de início da construção da futura Chancelaria e do Centro Cultural da Embaixada de Portugal em Díli.

O chefe de Estado português segue para o Parlamento timorense, onde fará uma intervenção e ouvirá o presidente do Parlamento nacional e representantes das nove bancadas parlamentares, inaugurando depois a exposição "A UCCLA, as suas cidades e a sua ação em Timor-Leste".

Cavaco oferece em seguida um almoço a empresários portugueses e timorenses, recebendo, à tarde, em audiências separadas, o primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, e o líder da oposição, Mari Alkatiri.

O dia termina com uma visita à Escola Portuguesa Ruy Cinatti, onde irá agraciar o Presidente do Tribunal de Recurso de Timor-Leste, Cláudio Ximenes, a presidente do Conselho de Curadores da Fundação Fraternidade Franciscana da Divina Providência, Maria da Luz Henriques, e o fundador do Centro de Apoio à Saúde S. João de Deus, Vítor Manuel Lameiras Monteiro.

O Presidente da República timorense irá, por sua vez, agraciar o ex-Presidente da República português Ramalho Eanes.

A agenda termina com um espetáculo musical e um convívio com a comunidade portuguesa local.

Maria Cavaco Silva terá uma agenda paralela e, juntamente com a mulher de Matan Ruak, Isabel Ferreira, vai visitar a Escola do Farol, à qual oferecerá duas bibliotecas básicas e de 200 exemplares do livro "O Anjo de Timor", de Sophia de Mello Breyner.

 

SMA.

Lusa/Fim

Notícias Sapo, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios