FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2012
Luso-americanas mostram arte em Newark
2012-03-21

O Dia Internacional da Mulher foi comemorado pela comunidade portuguesa em Newark, Estados Unidos, com a inauguração de uma exposição de trabalhos de mais de duas dezenas de mulheres artistas, grande parte luso-americanas. 
Depois de ter em anos anteriores celebrado o Dia Internacional da Mulher com eventos ligados à literatura ou ao ensino, Amélia Paiva, cônsul de Portugal em Newark e ex-presidente da Comissão Para a Igualdade e os Direitos das Mulheres (CIDM), decidiu-se este ano pela exposição «Mulheres Realizando Perspetivas», em colaboração com a organização Gaia. "Vou contactando nas minhas atividades com jovens artistas plásticas luso-americanas e acho que é importante que se aproximem da comunidade e mostrem o seu trabalho", disse a cônsul à Lusa. 
Entre as artistas portuguesas e luso-americanas representadas estão Meredith Gonçalves, Patricia Silva, Joana Ricou, Paula Vilela, Leonor Brazão, Lilian Ribeiro, Josephine Barreiro, Doris Caçoilo e Christine DaCruz, curadora da exposição, que está patente entre 8 e 31 de março na One Gallery, em Newark. Além das artistas, na inauguração da exposição participam Joana Vicente, diretora-executiva do Independent Filmmaker Project, e Ana Miranda, do Arte Institute, coletivo envolvido na promoção de eventos culturais em Nova Iorque com artistas portugueses. 
O evento conta com uma contribuição do Instituto Camões, para aluguer da galeria, e o apoio de um conjunto de associações luso-americanas locais ou empresas ligadas aos vinhos ou imprensa.    

Mundo Português, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades