FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2012
"Portugal e Venezuela - 20 testemunhos"
2012-03-28
Livro conta vida dos portugueses na Venezuela

A Fundação de Amigos da Cultura Urbana (FACU) venezuelana vai lançar o livro "Portugal e Venezuela - 20 testemunhos", que reúne histórias de vida de portugueses radicados no país.

O livro é da autoria da jornalista e escritora Yoyiana Ahumana Licea, filha de um imigrante chileno e de uma cubana, mas que se diz "apaixonada" pela música, gastronomia e poesia portuguesa e "impressionada" pela perseverança dos portugueses radicados na Venezuela.

"O gentilíssimo português é um dos mais numerosos que existem na Venezuela, é uma comunidade que trouxe a este país trabalho, valores e solidariedade", disse Yoyiana Ahumana Licea à agência Lusa.

A escritora explicou que com o livro, que reúne 21 histórias em 20 depoimentos, a FACU "recolhendo um pouco dos fluxos migratórios que constituem a 'venezuelanidade', quis dedicar este livro aos portugueses".

"Chamou-me a atenção, em primeiro lugar, a tenacidade e a capacidade de vencer os obstáculos que têm os portugueses, a sua convicção de que aqui havia futuro e encontrar-me com histórias como a de gente que foi diretamente para o que então era a selva, como o caso do senhor Aníbal Morgado que ergueu praticamente 85 por cento de cidade Guayana (sudeste de Caracas)", disse.

Ahumana Licea frisou ainda ter percebido durante a recolha de depoimentos que os portugueses se tenham permitido "encontrar um manto afetivo na Venezuela, porque o português vinha de uma história muito dura, de uma ditadura, e não somente pelo que isso significa para as liberdades fundamentais, mas também pela sua capacidade de expressão".

O livro, de 380 páginas, começou a ser escrito em 2008, foi impresso este mês e estará à venda por 200 bolívares fortes (35 euros).

dnoticias.pt, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades