FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2012
Comunidades: Presidência da República recebe 4.000 assinaturas contra encerramento de consulado em Frankfurt
2012-01-09
Dois conselheiros das comunidades portuguesas entregaram hoje na Presidência da República um abaixo-assinado, com quatro mil assinaturas, de emigrantes manifestando «discordância e veemente protesto» contra o anunciado encerramento do vice-consulado de Portugal em Frankfurt, na Alemanha.

A conselheira Maria de Jesus Kremer disse à Agência Lusa que as assinaturas foram entregues ao assessor de Cavaco Silva para as Comunidades Portuguesas, José Luís Fernandes, num encontro também aproveitado para uma análise das questões humanas e económicas em jogo.

«Encerrar o consulado de Frankfurt tem consequências a nível humano, mas também económico. A área abrangida inclui os Estados de Hessen, Renânia-Palatinado e Sarre e é metade da superfície de Portugal. Ali residem entre 25 mil a 30 mil portugueses, aos quais será cortado o elo de ligação com o País», afirmou a conselheira, adiantando que a alternativa do consulado de Estugarda obrigará a tirar dois dias para tratar de qualquer documento, por causa da distância.

Diário Digital / Lusa, aqui.

 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades