FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2011
Pedida clemência para travar deportação de emigrantes portugueses
2011-12-29
O secretário de Estado José Cesário confirmou que as cartas relativas a este pedido de clemência seguiram no início desta semana, mas a resposta de Otava ainda não é conhecida.

O Governo português pediu um acto de clemência às autoridades do Canadá no sentido de tentar travar a deportação de uma família portuguesa de emigrantes ilegais.

Ouvido pela agência Lusa, o secretário de Estado das Comunidades José Cesário confirmou que as cartas neste sentido seguiram no início desta semana para o governo de Otava, cuja resposta ainda não é conhecida.

A família Sebastião vê com agrado esta posição do Executivo português que poderá constituir a única hipótese desta família continuar a viver em Toronto, onde habitam há dez anos.

Esgotados meses de recursos, a única possibilidade de voltar a tentar a via legal seria através de mais um recurso para o tribunal penal, o que teria custos demasiado altos.

Os problemas desta família de origem açoriana começaram quando as autoridades canadianas descobriram em 2007 que os Sebastião não tinham permissão legal para se manter no país.

Esta família pediu então o estatuto de refugiados, que foi recusado, tal como as alegações de razões humanitárias para que os Sebastião continuassem a morar em território canadiano.

A viagem de regresso desta família a Rabo de Peixe está marcada para esta quinta-feira, tendo já o governo açoriano anunciado que vai tratar do arrendamento da casa e da integração da família Sebastião.

TSF, aqui.

 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades