FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2011
"Quando a economia voltar crescer conseguiremos que os nossos filhos fiquem em Portugal"
2011-12-22
O ministro da Economia e do Emprego disse hoje, em Felgueiras, que só quando a economia voltar a crescer é que diminuirá a emigração de portugueses.

"Só quando desbloquearmos os obstáculos à economia é que iremos crescer e conseguir que os nossos filhos fiquem em Portugal", afirmou Álvaro Santos Pereira. 

Questionado pelos jornalistas sobre as posições de alguns colegas do Governo a propósito da emigração, o ministro da Economia insistiu que "a solução para o país passa por criar mais emprego". 

"Tendo um país a crescer e onde os níveis de vida estejam a subir, cada vez mais produtivo e competitivo, certamente não veremos os nossos filhos a emigrar", insistiu. 

Álvaro Santos Pereira falava hoje em Felgueiras à margem da cerimónia de apresentação da Agenda Regional para a Empregabilidade do Tâmega e Sousa. 

O ministro sublinhou o empenho do Governo em reformas estruturais para "desbloquear os obstáculos ao crescimento económico e a uma economia mais competitiva e dinâmica". Para Álvaro Santos Pereira, se as reformas da economia avançarem poderá até haver condições para que "muita gente que está fora do país possa regressar. 

"Eu acho que é muito importante assegurar que Portugal seja um país de sucesso e um país com futuro. Nós temos de criar as condições para termos novamente crescimento em Portugal, para termos uma subida dos níveis de vida", reafirmou aos jornalistas, lembrando que a economia do país está estagnada há cerca de 10 anos. 

O governante lembrou, por outro lado, que "Portugal tem períodos em que há quebras de produção em demasia". 

"Se olharmos as comparações internacionais é verdade que temos demasiados períodos de quebras de produção provocados por feriados, pontes ou férias. Portanto, temos que corrigir esse problema", afirmou. 

Negócios online, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades