FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2011
Angola, Portugal e Brasil preparam Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP
2011-11-29

Ottawa - O embaixador extraordinário e plenipotenciário de Angola no Canadá, Agostinho Tavares, encontrou-se, segunda-feira, em Ottawa, com os seus homólogos de Portugal e Brasil, João Pedro Silveira de Carvalho e Piragibe dos Santos Tarragó, respectivamente, com os quais abordou questões que se prendem com a lusofonia. 

Durante a reunião, realizada na sede da missão diplomática angolana, os três diplomatas criaram um grupo de trabalho que deverá preparar a celebração do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP) no Canadá, que se comemora todos os anos a 5 de Maio. 

A comissão, composta por representantes das missões diplomáticas dos países membros da CPLP acreditados no Canadá, nomeadamente Angola, Portugal e Brasil, irá encarregar-se de criar as condições para a realização de um ciclo de cinema lusófono na capital canadiana. 

De modo a permitir uma maior divulgação da "língua de Camões" no Canadá e um intercâmbio entre os escritores canadianos e dos países da CPLP, os três embaixadores irão analisar a possibilidade de incluir nas celebrações da efeméride a deslocação de escritores de cada país para interagir com o público canadiano. 

Os chefes das missões diplomáticas de Angola, Portugal e Brasil acordaram em preparar prémios que deverão ser entregues aos melhores estudantes dos cursos de língua portuguesa leccionados nas universidades canadianas. 

O dia 5 de Maio foi fixado como data da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP, durante a reunião do XIV Conselho de Ministros da CPLP, realizada em Junho de 2009, em Cabo Verde.     

Angop, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades