FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2011
Emigrantes portugueses em Londres incentivados a aproveitarem Jogos Olímpicos
2011-09-20

O vereador de Stockwell, zona do sul de Londres onde se concentram dezenas de comércios e restaurantes portugueses, incentivou na segunda-feira os empresários a «aproveitar a oportunidade» oferecida pelos Jogos Olímpicos de 2012.

Numa reunião na segunda-feira à noite na sede do município de Lambeth, Alex Bigham incentivou os empresários portugueses a juntarem-se para tentar atrair mais pessoas para o 'Little Portugal'.

«Há uma enorme oportunidade a chegar, que são os Jogos Olímpicos», afirmou para cerca de duas dezenas de participantes no primeiro «fórum para o empresariado lusófono».

Referiu ainda o desenvolvimento urbano de que está a ser alvo o município, para onde se vai mudar a embaixada dos EUA dentro de cinco ou seis anos e que verá a antiga central eléctrica de Battersea ser transformada num empreendimento de casas e escritórios.

«Isto trará certamente mais clientes», afirmou, manifestando a disponibilidade da autoridade local em ajudar os empresários de expressão portuguesa.

Lambeth, adiantou Bigham, tem cerca de 10 mil empresas, «uma grande proporção das quais de expressão portuguesa».

Uma das ideias discutidas foi a criação de uma campanha de divulgação do 'Little Portugal', assim chamado por concentrar dezenas de cafés, mercearias, restaurantes e outros negócios, geridos e frequentados por portugueses, brasileiros e outras comunidades de língua portuguesa.

A promotora do encontro, Adelina Pereira, defendeu que é necessário «dinamizar» a zona para «atrair clientela», por exemplo através de uma «estratégia de marketing» junto dos britânicos e também turistas que visitam Londres.

O vereador Alex Bigham afirmou «estar aberto ao conceito», mas sugeriu sobretudo a criação de «laços com os residentes da zona».

Luís Barreiros, proprietário do café Sintra, que possui uma mercearia adjacente, afirma que isto já acontece e tem clientes ingleses, polacos, italianos e espanhóis.

«Comem sandes e refeições, bebem cerveja ou vinho», afirma.

Também Angelina Branco, da distribuidora de bebidas Portugal Wines, garante que «está a crescer» o negócio de venda de vinhos a lojas e restaurantes que não são portugueses.

Sobre a ideia de promover o 'Little Portugal' londrino, coloca algumas dúvidas porque «é difícil pôr todos de acordo».

Lusa/SOL, aqui.

 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades