FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2011
Governo aconselha portugueses em Londres a "agir com toda a prudência"
2011-08-09
Tumultos em Inglaterra levaram o Ministério dos Negócios Estrangeiros a emitir um comunicado de alerta para a comunidade portuguesa.

Lisboa - Os tumultos que têm assolado Londres nos últimos dias, e que já provocaram centenas de detenções, mereceram do Governo português uma nota de alerta, levando o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) a aconselhar os cidadãos portugueses na capital britânica "a agir com toda a prudência". 

Em comunicado, o MNE sublinha que "a cidade de Londres tem sido palco de acontecimentos violentos, que incluem conflitos urbanos e episódios de pilhagem de estabelecimentos comerciais". 

Foram particularmente afectadas as zonas de Tottenham, Brixton, Lewisham, Peckham, Hackney, Croydon, Clapham, Ealing, Enfield, Woolwich e East Hanm. Têm sido registados também incidentes do mesmo género nas zonas turísticas de Londres, como Notting Hill e Camden, tendo a violência alastrado às cidades de Liverpool, Bristol e Nottingham, assinala o Governo português.

"Aconselham-se os cidadãos nacionais a evitar as zonas mais afectadas pelos tumultos e a agir com toda a prudência, em particular durante o período nocturno. Todas as instruções das forças de segurança devem ser prontamente obedecidas", lê-se num comunicado difundido esta terça-feira pelo Ministério liderado por Paulo Portas.

Pelo menos 563 pessoas foram detidas em Londres e 105 acusadas de crimes relacionados com a violência. Outras 138 foram detidas em Birmingham, no centro de Inglaterra. Pelo menos 111 polícias ficaram feridos.


Cerca de 16 mil polícias foram mobilizados esta terça-feira para tentar travar uma nova noite de violência nas ruas de Londres. Os tumultos já levaram à morte de um jovem de 26 anos, baleado no peito.    

Portugal Digital, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades