FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2011
António Frias e João Mena de Matos vencem prémio empreendedorismo da COTEC
2011-06-08
Os empresários portugueses António Frias e João Mena de Matos venceram a quarta edição do Prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa, promovido pela COTEC Portugal, por terem desenvolvido negócios de referência nos EUA e na Holanda respetivamente.

 

"Os dois vencedores representam o modelo de sucesso que gostaríamos  de ver aplicado no nosso país", afirmou o presidente do júri, o empresário  Filipe de Botton.  

António Frias emigrou para os EUA com apenas 16 anos, onde começou por  trabalhar no setor da construção e, aos 72 anos, é presidente da S&F Concrete,  a empresa que molda o betão para projetos como os do arquiteto Frank Gerry.

Dez anos após ter pisado solo americano, o português fundou a S&F Concrete,  em New London, Connecticut, com José Frias e Jack Santos. Passados três  anos, os irmãos Frias mudaram-se para Massachusetts, onde edificaram uma  das companhias de referência do setor que emprega mais de 600 funcionários  e fatura mais de 139 milhões de euros.  

Formado em Design Industrial pela Academia de Design de Eindhoven, João  Mena de Matos empreendeu na criação da 'European Design Centre' (EDC), um  laboratório de investigação criativa que presta serviços de consultoria  em inovação.  

Nas últimas duas décadas, o português emigrado na Holanda liderou cerca  de 40 projetos com um valor estimado de mais de 80 milhões de euros, em  colaboração com mais de 250 parceiros de 29 países europeus.  

João Mena de Matos está envolvido na criação de dez 'start-up', resultantes  da aplicação empresarial de conceitos desenvolvidos em áreas que vão desde  os sistemas de simulação de despistagem clínica até a jogos e software revolucionários  em 3D com aplicação efetiva no mundo real.    

Na sua quarta edição, o Prémio obteve este ano um número recorde de  candidaturas, mais 40 por cento do que na edição anterior, com 112 empreendedores,  a residir em 30 países, a apresentarem os seus projetos nesta iniciativa.

Lusa

Sicnotícias, aqui.

 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades