FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2011
Canadá: Embaixador português elogia parceria para a criação do centro do Instituto Camões em Toronto
2011-06-09
Toronto, Canadá, 09 jun (Lusa) -- O embaixador de Portugal no Canadá enalteceu, em declarações à agência Lusa, a parceria do Instituto Camões (IC) com uma sociedade luso-canadiana para a criação do Centro de Língua Portuguesa em Toronto, no Canadá.

EF.

Toronto, Canadá, 09 jun (Lusa) -- O embaixador de Portugal no Canadá enalteceu, em declarações à agência Lusa, a parceria do Instituto Camões (IC) com uma sociedade luso-canadiana para a criação do Centro de Língua Portuguesa em Toronto, no Canadá.

O protocolo que firma a parceria entre o IC e a sociedade luso-canadiana de beneficência (Luso Canadian Charitable Society) e os objetivos do futuro centro foi assinado na tarde de quarta-feira em Toronto, tendo o embaixador Pedro Moitinho de Almeida sido o subscritor em representação do IC.

Em declarações à Lusa, Pedro Moitinho de Almeida realçou que "o Centro tem todas as condições para se tornar num importante polo de divulgação da cultura e língua portuguesa, dessa forma contribuindo para a preservação dos laços da comunidade luso-canadiana, e, em particular, das camadas mais jovens dessa comunidade, com o seu país de origem".

Para o embaixador, "a sociedade luso-canadiana de beneficência é, desde há muito, um dos mais importantes polos de apoio à camada mais desfavorecida da comunidade portuguesa e luso-canadiana residente no Ontário, e que muito tem feito pela comunidade em geral".

Por isso, continuou, "desde o início do processo de criação do Centro de Língua surgiu como um parceiro óbvio para este tipo de iniciativa, numa parceria entre as entidades que no Canadá representam o Estado Português e as emanações da sociedade civil luso-canadianas, situação com a qual me congratulo".

O centro, que será instalado nos próximos meses e incluirá uma escola de Português, "permitirá que todos aqueles que pretendam aprender a língua de Camões o possam fazer em condições ideais", afirmou.

"O Centro de Línguas, cuja responsabilidade pedagógica recai sobre a Coordenação de Ensino Português no Canadá, será uma estrutura complementar e não concorrencial de escolas de português já existentes neste país e estará à disposição de todos os docentes e do público em geral", acrescentou.

A coordenadora do Ensino de Português no Canadá, Ana Paula Ribeiro, já tinha revelado à Lusa a criação do Centro de Língua Portuguesa (CLP) de Toronto, tendo adiantado que ficará instalado num espaço localizado numa zona "muito portuguesa" de Toronto e integrará, entre outros serviços, uma escola para o ensino do Português e uma biblioteca.

Lusa/Fim

Sicnotícias, aqui.

 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades