FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2011
Aventura e dramas da emigração portuguesa em exposição na UTAD
2011-06-07
Intitulada "O Sonho Português - História da Emigração Portuguesa para França", a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), inaugurou no dia 24 de Maio, uma exposição documental muito sugestiva sobre a aventura e os dramas de um período marcante da história portuguesa dos meados do Séc. XX.

Patente ao público na Sala de Exposições da Biblioteca Central da UTAD até ao próximo dia 12 de Junho, e organizada pelo Curso de Mestrado em Ciências da Cultura do Departamento de Letras, Artes e Comunicação, esta exposição é composta por 51 painéis com imagens e documentos autênticos, escritos originalmente em língua francesa e legendados em português.
É possível, com um realismo iniludível, ver testemunhos da emigração clandestina reprimida e perseguida pela PIDE, notícias de jornal sobre os dramas e tragédias, as viagens "a salto", a fuga à miséria e à guerra colonial, a vida em barracas e bairros da lata, o sentimento da saudade da família e da pátria, entre muitos outros registos.
Todo este acervo documental foi reunido pela Federação das Associações Portuguesas de França (FAPF) e é agora apresentado na UTAD com a colaboração do Museu da Emigração e das Comunidades (Câmara Municipal de Fafe).

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades