FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2011
Faz – Dez Ideias de Origem Portuguesa são finalistas
2011-06-06
As dez melhores ideias apresentadas a concurso no FAZ – Ideias de Origem Portuguesa vêm de Espanha, França, Alemanha, Bélgica, Holanda, Áustria, Reino Unido, Angola e Estados Unidos da América.

Entre Janeiro e Março de 2011, a diáspora portuguesa foi desafiada a encontrar soluções inovadoras para os problemas sociais que Portugal enfrenta actualmente. Além de promover a responsabilidade individual e o exercício de uma cidadania activa, envolvente e participativa, FAZ – Ideias de Origem Portuguesa pretende estreitar a colaboração entre os portugueses que estão no território português e os portugueses que estão fora de Portugal.

A participação superou todas as expectativas – mais de cinco mil pessoas registaram-se no site e foram apresentadas 203 ideias, provenientes de 28 países dos cinco continentes.

Uma plataforma de doação de bens reutilizáveis, uma rede de apoio familiar para mulheres sobreocupadas, um projecto de criação de hortas e cozinhas biológicas nas escolas portuguesas ou uma rede de voluntariado dedicada ao acompanhamento de idosos nas tarefas do seu dia-a-dia são algumas das ideias finalistas.

Nesta segunda fase, os concorrentes formam equipa com portugueses residentes em Portugal e são acompanhados pelo Instituto de Empreendedorismo Social (IES). Para estruturar as ideias e transformá-las em projectos, as equipas irão ainda participar, nos dias 6 e 7 de Junho, num workshop dinamizado pelo IES, em parceria com o Insead, para formação em empreendedorismo social, o que lhes permitirá amadurecer as ideias.

A ideia vencedora receberá apoio financeiro para a sua execução, por parte da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação Talento, e será anunciada em Julho.

02.06.2011

Fundação Calouste Gulbenkian, ver aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades