FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2011
São Paulo realiza XVI Festa do Imigrante
2011-05-29

SÃO PAULO -  O Governo de São Paulo promove neste domingo, 29, e no próximo, 5 de junho, a 16ª Festado Imigrante, no Arsenal da Esperança, no bairro da Mooca. A tradicional festa reúne representantes de mais de 20 comunidades de imigrantes em São Paulo, que apresentam sua culinária típica, dança folclórica e artesanatos. No ano passado, mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias de festa.

No evento, o público poderá conhecer as manifestações culturais, artísticas e gastronômicas de diversas nações que povoam São Paulo, além de resgatar a história dos mais de 2,5 milhões de imigrantes que passaram pela antiga Hospedaria dos Imigrantes desde final do século XIX. "É um momento de celebração da convivência entre os diferentes povos que marcam a formação da cidade de São Paulo", destaca o secretário da Cultura, Andrea Matarazzo.

A festa acontece no Arsenal da Esperança, prédio histórico do Complexo da Hospedaria dos Imigrantes, onde também funciona o Memorial do Imigrante, atualmente em reforma. No espaço serão montadas barracas de culinária típica como o Eisbein (joelho de porco), o tradicional prato alemão; o Apfelstrudel (folhado de maçã), sobremesa da Áustria; a Paella Valeciana, prato do leste da Espanha, feito com carne e frutos do mar; a Mussaka, culinária grega; e o Halawi, doce árabe com pasta de gergelim.

Durante os dias de Festa, os grupos formados por imigrantes e descendentes da Alemanha, América Latina, Líbano, Áustria, Croácia, Grécia, Itália, Lituânia, Paraguai, Polônia, Portugal, Portuguesa, Rússia, Síria, entre outras, realizam apresentações artísticas que evocam as raízes da imigração. A festa conta também com barracas de artesanato trazido pelas comunidades.

Uma novidade da edição deste ano é a realização do Espaço Arte e Reflexão, que será uma área dinâmica do evento, com oficinas de arteeducação, exibição de audiovisuais e bate-papos que possibilitem ao público refletir sobre os movimentos migratórios antigos e atuais, seus agentes e contribuições. Haverá no espaço da festa um posto de arrecadação da Campanha do Agasalho.

Serviço 
XVI Festa do Imigrante 
Data:
 29/05 (domingo) e 05/06 (domingo) das 10h às 16h 
Local: Arsenal da Esperança - prédio histórico, do mesmo complexo da Hospedaria dos Imigrantes. 
Endereço: Rua Dr. Almeida Lima, nº 900 - Mooca 
Entrada: R$ 6,00 (Grátis: menores de 7 anos / meia entrada: estudantes, aposentados e maiores de 60 anos).    

O Repórter, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 018

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte.pt

Parceiros Apoios