FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2011
Legislativas/Emigração: CDS-PP quer reforma da rede consular
2011-05-23

A modernização da rede consular e um ensino do português no estrangeiro de qualidade são as propostas do cabeça de lista pela Emigração pelo círculo da Europa do CDS-PP. «A língua e cultura portuguesas são uma força da nossa política externa», defendeu Isaías Afonso em declarações à Lusa. O candidato do CDS-PP sublinhou que os problemas da colocação de professores de português no estrangeiro pelo Governo ainda se mantêm e "devem ser solucionados de uma vez por todas". 
O CDS-PP defende também que é necessário modernizar a rede consular e diplomática, para dar resposta às necessidades dos emigrantes, acrescentando que os documentos nos consulados têm um custo elevado.
Isaías Afonso fez questão de dizer que é necessária uma televisão de referência, exigindo uma RTP Internacional de qualidade, sem as excessivas repetições de programação. Através dos meios de comunicação, referiu Isaías Afonso, "permite-se aos emigrantes e descendentes um contacto com as raízes, com a cultura, com os acontecimentos que se passam em Portugal", sublinhou. "A informação é extremamente importante para que as nossas comunidades saibam aquilo que se passa em Portugal", disse. 
A falta de informações sobre as eleições legislativas de 05 de Junho no estrangeiro foi apontada pelo candidato, que apelou à Comissão Nacional de Eleições que promova mais informação sobre o sufrágio junto da comunidade portuguesa na diáspora. Isaías Afonso defendeu ainda que deve existir um novo modelo de associativismo, tendo em vista a nova vaga de emigrantes, mais jovens e com maior grau de instrução, e alertou que a falta de emprego não é só em Portugal, mas em toda a Europa.
O cabeça de lista do CDS-PP é professor universitário reformado e mora em França desde 1977. O outro candidato do CSD-PP pelo círculo da Europa é Joaquim Ferreira de Oliveira, também professor. 
Já os candidatos do partido pela Emigração pelo círculo fora da Europa são Augusto Botelho de Sousa Cymbron e Victor Javier Figueira.     

Mundo Português, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades