FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2011
EUA: Redução de pedidos de bolsas de estudo preocupa comunidade
2011-03-23

A diminuição de pedidos de bolsas de estudo por parte dos estudantes luso-americanos registada nos últimos anos está a gerar preocupação na comunidade em Nova Jérsia, que discutiu formas de travar o fenómeno. 
Uma reunião do Conselho Consultivo de Newark, promovida no passado dia 19 de Março pelo Consulado Geral de Portugal naquela cidade, concluiu ser necessário coligir as informações relativas às associações que providenciam bolsas de estudo para facilitar o seu acesso aos estudantes. Maria Margarida Pinho, responsável pela Portuguese-American Scolarship Foundation do estado de New Jersey, sublinhou a importância de haver uma maior difusão de informação sobre as associações que oferecem bolsas de estudo.
A diminuição do número de emigrantes e a dispersão da comunidade foram alguns dos motivos apontados para a queda de pedidos de bolsas de estudo.
Maria Amélia Paiva, cônsul-geral de Portugal em Newark, disse ser "uma obrigação" que se partilhe recursos de interesse relevante para a comunidade através de plataformas comuns que aglomerem todas as informações, como um site na internet.
Na conferência, o Instituto Camões apresentou um programa de acções de formação a professores da língua portuguesa nos Estados Unidos, que tem como principais objectivos a actualização dos docentes quanto à utilização do novo acordo ortográfico e o fornecimento de material pedagógico.
Criada em 1966, a Portuguese-American Scholarship Foundation de New Jersey é uma das mais antigas associações de entrega de bolsas de estudo a alunos luso-descendentes nos Estados Unidos. As bolsas entregues podem ir até um valor de oito mil dólares.
A reunião do Conselho Consultivo de Newark incidiu sobre os temas da Educação e Solidariedade e juntou diversos representantes de associações comunitárias do estado de New Jersey.     

Mundo Português, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades