FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2011
Reino Unido: Centro português realiza sessões de informação sobre apoio social e sistema de educação
2011-03-10

O apoio a idosos e inválidos e o funcionamento da educação no Reino Unido serão os temas de várias sessões de informação à comunidade portuguesa residente na área de Londres aos fins-de-semana. No dia 5, assistentes sociais, profissionais da saúde e membros de uma organização de solidariedade esclareceram aqueles que se deslocarem ao Springfield Community Center, em Vauxhall, no sul da capital britânica. "As pessoas que prestam assistência a familiares ou outras pessoas, seja a cuidar deles ou apenas a fazer compras, podem receber subsídios do governo britânico", afirmou Lia Costa, organizadora do evento, à agência Lusa. 
O objectivo deste primeiro encontro era alertar para esta e também para as possibilidades de formação para as pessoas interessadas. No dia 12 de Março terá lugar uma sessão informativa sobre o sistema de ensino no Reino Unido destinada a famílias que tenham chegado há pouco tempo ou com crianças em idade pré-escolar. A iniciativa surgiu porque, contou a organizadora, Ana Duarte, "conhecemos casos individuais de pessoas que precisam de ajuda porque se sentem um pouco perdidas". À disposição para responder a perguntas e prestar esclarecimentos estarão professores, uma vice directora de uma escola e uma professora assistente, do ensino básico e secundário, todos falantes de português. 
As duas sessões fazem parte do programa de actividades do Centro Português de Apoio à Comunidade Lusófona lançado recentemente. 
Nos fins-de-semana seguintes estão agendadas discussões sobre a aprendizagem e prática da língua portuguesa entre as famílias imigrantes e sobre gestão de dinheiro para crianças entre 05 e 12 anos. Decorrem ainda acções de formação em inglês e informática para adultos e crianças, adiantou uma responsável da instituição. Beneficiário de apoio financeiro atribuído pela autoridade local de Lambeth, no sul de Londres, onde se concentra a comunidade portuguesa, em 2009, o centro ainda não possuiu instalações próprias.     

Mundo Português, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades