FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2011
Angola lidera saídas para o estrangeiro
2011-03-03
País africano já tem 92 mil portugueses e remessas atingiram 135 milhões de euros.

Por:João Saramago

Angola lidera o crescimento da emigração portuguesa. Os primeiros dados revelados pelo Observatório da Emigração referentes a 2010 colocam no país africano 92 mil portugueses, mais 17 mil do que em 2009. Um aumento de 23%.

O país africano, que regista um forte crescimento económico, animado pela subida do preço do petróleo, é também o principal responsável pelo reforço das remessas dos emigrantes. Em 2010, Angola enviou perto de 135 milhões de euros, ultrapassando as remessas provenientes dos Estados Unidos da América, Alemanha e Espanha. No ano anterior, o país africano enviara 103 milhões de euros.

Os dados agora divulgados revelam que a França permanece como um dos principais destinos da emigração. Os registos consulares indicam a presença de 1,1 milhões de portugueses e luso-descendentes, dos quais 790 mil nasceram em Portugal. Em 2009, eram 773 mil. As remessas provenientes de França subiram no último ano para 899 milhões de euros. Dados da OCDE indicam que, com 327 mil efectivos, os portugueses são o maior grupo de trabalhadores estrangeiros em França.

Os dados referentes a 2010 indicam também um crescimento da emigração para o Brasil e para Espanha. Para o país vizinho emigraram dois mil portugueses, um valor muito abaixo dos 45 mil que atravessaram a fronteira em 2008, quando o sector da construção em Espanha ainda não tinha sido abalado pela crise.

No Luxemburgo, no último ano, verificou-se uma redução de 200 portugueses, passando de 80 mil para 79 800.

CEM MIL EMIGRAM TODOS OS ANOS

A emigração "recrudesceu" nos últimos anos devido à crise, defende a investigadora Beatriz Rocha--Trindade, adiantando que saem em média cem mil portugueses por ano. Um êxodo que, acredita, continuará a marcar a sociedade no futuro. A socióloga, que integra o Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais da Universidade Aberta, sublinha que com a integração de Portugal na UE se alteraram as formas de entrada nos países e até mesmo as formas de estar na "clandestinidade". "Esta circulação facilitou esta ‘exportação' de portugueses, que se intensificou com a crise", explica.

BRASIL PRECISA DE ENGENHEIROS

País líder da emigração portuguesa até à primeira metade do século XX, o Brasil registou no último ano um acréscimo de seis mil portugueses entre a sua população. Um aumento explicado pela partida de trabalhadores face ao crescimento económico no gigante da América Latina. Engenharia e turismo são dois dos sectores em que se verifica uma maior procura de profissionais. "O Brasil está a precisar de muita engenharia e de muitos engenheiros", revelou o bastonário da Ordem dos Engenheiros, Carlos Matias Ramos.

Correio da Manhã, aqui.

 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades