FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2011
Luxemburgo: Exposição retrata imagens da emigração portuguesa
2011-01-31
A sala de espera da estação de comboios de Hendaye, em França, faz parte da memória de muitos portugueses que residem em vários países da Europa. Era ali que esperavam pelo comboio seguinte que os levaria até ao destino final na sua nova vida como emigrantes. Essa «espera» foi registada em 1969 pelo fotógrafo Gabriel Martinez e pode ser vista até finais de Março em Dudelange, Luxemburgo, numa exposição que já esteve patente em França. Tiradas há mais de quatro décadas, as fotografias de Martinez contam um pouco da história da emigração portuguesa…

 

Há pouco mais de 40 anos, eram muitos os portugueses que chegavam a Hendaye, cidade francesa na fronteira com a Espanha. Partiram de Portugal em busca de melhores condições de vida, e na sala de espera a estação de comboios daquela pequena localidade, aguardavam o comboio seguinte que os levaria ao destino da sua nova vida de emigrantes. Em 1969, a curiosidade do fotógrafo Gabriel Martinez, que gostava de fotografar tudo o que via ao seu redor, levou-o até à estação de Hendaye onde captou várias imagens dos portugueses que lá chegavam e ficavam na sala de espera até ao comboio seguinte.
As fotografias ficaram guardas na gaveta durante quase 40 anos. Somente em 2008 foram reveladas ao público, num livro publicado pelas Editions Atlantica Bordeaux. Um ano depois, foram expostas em França, numa mostra que para o jornalista Alain Garrigou revelava rostos ansiosos, surpresos mas também "alguns sorrisos que indicavam esperança". 
Numa reportagem publicada em Março de 2009, o jornalista do «Le Monde Diplomatique» referia que a exposição «Sala de Espera» reunia "imagens de uma aventura assustadora e incerta, mas que em contraste com as provações vividas hoje em dia, aquela emigração "parece uma pintura quase feliz". "Em preto e branco, acompanhadas por versos de Fernando Pessoa, as fotografias mostram cenários de malas amarradas, corpos cansados adormecidos nas posições mais desconfortáveis, a ansiedade e surpresa nos olhares e alguns sorrisos que indicavam esperança", escreveu o jornalista.
«Sala de Espera» está patente na "gare" de Dudelange-Usines até 27 de Março, e pode ser visitada entre as 15h30 às 18h. A exposição é enquadrada por uma série de mesas-redondas e debates centrados na história e na actualidade da presença portuguesa no Luxemburgo, país onde residem 80 mil portugueses, segundo dados de 2009. 
A.G.P.

Mundo Português, aqui.

 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades