FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2010
Portugueses pelo Mundo: Londres
2010-12-16
Hoje, às 21h30 na RTP1. Na nova temporada de Portugueses Pelo Mundo, segue-se viagem para descobrir aqueles que, um dia, decidiram sair de casa para terras desconhecidas e, sem darem conta, por lá ficaram. Para esses portugueses, o mundo é o lugar ideal para explorar e no programa é-lhes pedidoque mostrem as suas “cidades privadas”. Descobre-se a vida escolhida pelos portugueses em paragens como Los Angeles, Barcelona, Londres, Cidade do México, Rio de Janeiro, Maputo, Oslo e Pequim. Propõe-se viver, cheirar e sentir os vários caminhos dos convidados e partilhar as histórias, os amores, os bairros, o som da língua madrasta, o novo emprego, os alimentos pouco comestíveis e o lugar perfeito para beber um copo com os amigos! É melhor fazer a mala! A viagem está quase a começar…

RTP1, Episódio 1 de 8, LONDRES
Londres, a 2.ª cidade do mundo mais visitada no ano de 2009, abre-nos as portas através dos "Portugueses pelo Mundo" ...
Sendo um dos mais importantes centros culturais do mundo, consegue ser um dos expoentes da modernidade e da tradição, numa cidade verdadeiramente cosmopolita.

Miguel Domingos, Fotógrafo de Moda, com 29 anos, natural de Portalegre. Dá-nos a provar o típico e rico "english breakfast"numa das zonas mais criativas de Londres e leva-nos ao brilho e fascinio da moda na "London Fashion Week".

Nuno Silva, Cantor/ Bailarino, com 33 anos, natural de Lisboa. Mostra-nos a praça mais movimentada e turística da cidade o "Picadilly Circus". Fala-nos do tipíco táxi londrino, o "Black Cab" e no "Soho"descreve-nos a dinâmica artística que Londres nos oferece.

Mariana Nabais, Arqueóloga, com 24 anos, natural de Lisboa. Leva-nos a visitar o Museu de História Natural e conta-nos como a cultura é acessível a todos. 

Madalena Vasconcelos, Artista, 33 anos, natural de Lisboa. Ao passear pelos canais da cidade com os seus típicos barcos, observamos os bairros circundantes com as características únicas. 

Rui Correia Gonçalves, Professor Universitário, 39 anos, natural de Moçambique. Partilha connosco a experiência da sua chegada a Londres e como se habituou aos ritmos da cidade. 

Santa, Fotógrafa de Moda, 32 anos, natural de Viseu. Descreve-nos vários edificios representativos de Londres e partilha connosco a sua vida nocturna, onde mistura o trabalho com o prazer. 

RTP1, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades