FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2010
(Portal) Lusomedia junta portugueses no mundo
2010-12-03
Mais de trinta meios de comunicação social da emigração estão já em cinco plataformas. Outros 340 aguardam

por F.A.

As comunidades portuguesas em países como França, Luxemburgo ou Suíça vão poder saber o que se passa nas comunidades em Inglaterra e Alemanha, por exemplo. Isso é possível através do Portal Lusomedia, que foi ontem apresentado à imprensa, em Lisboa.

Os conteúdos estão disponíveis em cinco plataformas de informação: América do Norte, América do Sul, África, Europa, Ásia e Oceania. "Um projecto há muito desejado e muito ambicioso", como o classificou o secretário de Estado das Comunidasdes Portuguesas, António Braga.

Os custos do Portal Lusomedia "foram incorporados no funcionamentos do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE)", revela o titular da pasta das comunidades portuguesas, acrescentando que o serviço "é gratuito" para os meios de comunicação social que já aderiram, e que ultrapassa os 30, entre imprensa, rádio e televisão. A manutenção é feita pelos técnicos de informática do MNE.

O coordenador do projecto, Luís Barreira, ex-director da Rádio Latina, no Luxemburgo, agora assessor de António Braga, diz que o Lusomedia surge para combater "a falta de informação entre as comunidades portuguesas" fora do território nacional.

O processo prolongou-se por vários meses, e mais de 340 meios de comunicação social aguardam para poder entrar nas plataformas. "É preciso uma análise cuidadosa à luz do regulamento", realça, e aponta uma das exigências principais: "É preciso que cada edição contenha pelo menos 75% dos conteúdos em português."

Na apresentação do Lusomedia participou também Carlos Braga, da Direção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas, que realçou a grande expectativa em torno do portal. "Vai potenciar aspectos da divulgação da informação e ainda a capacidade de se poder criar novos projectos".

Para as comunicações rápidas vai ser criado em breve um blogue e Twitter na rede Lusomedia.

Diário de Notícias, aqui.

 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades