FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2010
Canadá – Estátua homenageia imigração açoriana em Montreal
2010-10-25

Uma pedra de basalto maciço oriunda dos Açores, com o pássaro açor e o arquipélago gravados, foi inaugurada no dia 20 no chamado Parque dos Açores, localizado na zona do Bairro Português de Montreal, Canadá, como monumento em homenagem à imigração açoriana.
"As comunidades açoriana e portuguesa de Montreal podem ter orgulho neste monumento, pois é o reconhecimento da Câmara do contributo dos imigrantes vindos dos Açores na vida da cidade aos níveis social e económico", realçou à Agência Lusa, Emanuel Linhares, um dos elementos do grupo promotor do Parque dos Açores. A construção de um jardim em homenagem aos açorianos - o qual acabaria por ficar situado na confluência de ruas onde os primeiros imigrantes açorianos chegados a Montreal procuraram residência - era um sonho antigo da comunidade.
Após várias ideias, em 2007 um grupo de quatros açorianos de Montreal resolveram avançar com um projecto. Aquele plano deu origem à concepção e construção do parque actual, o qual, para ficar completo, teve de esperar pela pedra que foi inaugurada no dia 20.

Mundo Português, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades