FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2010
Mobilidade europeia: emprego para todos em todo o lado
2010-10-22

por Marta Cerqueira

"É importante perceber que a mobilidade europeia já não está relacionada com a ideia de emigração doa anos 50 e 60, vista sempre como algo negativo", esclareceu Sara Ribeiro, directora do congresso "Dias Europeus do Emprego 2010". Hoje e amanhã o Centro de Congressos de Lisboa recebe várias entidades empregadoras com oportunidades de emprego em países europeus.
"Esta feira tem dois públicos-alvo: pessoas que procuram emprego no espaço europeu e as entidades empregadores que procuram trabalhadores no nosso país", esclareceu a responsável. Para Sara Ribeiro, esta é uma óptima oportunidade de "comparar oportunidades e preparar um futuro trabalho dentro do espaço europeu", relembrando que os recém-licenciados portugueses são bastante procurados a nível internacional, principalmente nos países nórdicos.
Nos 17 stands diferentes com representações de cada país, o i encontrou maioritariamente recém-licenciados em enfermagem. Mariana Portela, 22 anos, está à procura de trabalho no Reino Unido. "Desde a faculdade que tenho a ambição de trabalhar noutro país europeu, principalmente dado as condições actuais em Portugal", explicou. Também Patrícia Santos espera vir a dar uso ao curso de enfermagem na Bélgica. "Tenho facilidade com o francês e, além disso, oferecem cursos de línguas, as viagens de avião e tratam de todos os processos administrativos", garante.
Pedro Ferreira, que trabalha em Portugal na área de electrónica, pensa em voos mais altos. "O meu sonho era trabalhar na Arábia Saudita, tendo em conta os salários e as condições que oferecem. Mas dentro da feira também fiquei interessado na Alemanha, Noruega ou Irlanda".
O representante do stand austríaco garante que "os trabalhadores portugueses são bastante reconhecidos" no seu país, lembrando que enfermagem, hotelaria e turismo de Inverno são as áreas ainda com vagas por preencher.
Segundo oInstituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), o evento conta com a participação de Conselheiros EURES provenientes de serviços de emprego de 16 países europeus.

Jornal i, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades