FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2010
Estados Unidos: 14ª Gala de Prémios da Palcus destaca o talento luso-americano
2010-10-07
A Gala Anual dos Prémios de Liderança da PALCUS foi criada há 14 anos pela organização, para divulgar o talento português e luso-americano através da entrega de prémios em categorias distintas, a pessoas que se destacaram nas suas áreas de actuação. A Gala de 2010 vai ter lugar em Massachusetts, estado onde há uma grande comunidade portuguesa, e realiza-se a 23 de Outubro na Universidade de Massachusetts – Dartmouth. “Aquela universidade reúne os Arquivos Ferreira Mendes, os maiores arquivos portugueses da Nova Inglaterra, e tem feito um enorme investimento em programas relacionados com a língua portuguesa, desde o ensino, à literatura e à publicação de livros”, sublinha Fernando Rosa.

A semana da 14ª Gala da PALCUS começa oficialmente no dia 21 de Outubro, com o acolhimento das pessoas e a realização de um primeiro convívio - uma «ronda» pelos restaurantes portugueses de Fall River, um evento organizado pela autarquia da cidade. A recepção oficial aos participantes, assim como uma homenagem a fundadores da organização, decorrem a 22 de Outubro no Museu Baleeiro de New Bedford, que a 10 de Setembro inaugurou uma galeria dedicada aos baleeiros açorianos. No dia seguinte terá lugar a cerimónia da Gala Anual, com a participação de cerca de 300 pessoas e este ano presidida pelo presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César, que será também uma das individualidades galardoadas este ano. O ex-senador Marc Pacheco será o presidente honorário da Gala deste ano enquanto as funções de mestre-de-cerimónias vão ser conduzidas por Ricardo Farias. A comissão organizadora da Gala deste ano é integrada por Alda Petitti, ex-presidente da organização, Odete Amarelo, Onésimo Almeida e Marie Fraley.
Este ano, a PALCUS vai atribuir oito prémios, entregues a portugueses e luso-descendentes. O galardão «Life Time» vai ser atribuído a Rui Machete, ex-presidente da FLAD e presidente do Conselho Nacional do PSD. O Prémio Internacional vai ser entregue a Carlos César, "pelos esforços desenvolvidos no sentido de aproximar os Açores às comunidades açorianas no mundo", explica o presidente da PALCUS. Ao actor Joaquim de Almeida vai ser atribuído o prémio Cinematografia, enquanto Peter Sousa, fotografo oficial da Casa Branca será galardoado com o prémio Fotografia e Artes. M. Teresa Paiva Weed, a primeira luso-descendente a presidir o Senado de Rhode Island, receberá o prémio de Serviço Público, e as irmãs Ferreira Mendes serão galardoadas com o prémio Filantropia. A Manuel Canito, maestro que há 40 anos se dedica à Banda N. Srª da Luz, em New Bedford, vai ser entregue o prémio das Comunidades e Katie Stevens, de 18 anos, receberá o prémio Promessa. Descendente de portugueses, por linha materna, Katie Stevens participou no American Idol e cresceu no seio da comunidade portuguesa de Connecticut.
"Estes são os prémios de liderança na promoção do sucesso português nos Estados Unidos, é importante para a PALCUS fazer a promoção daquelas pessoas que ao longo dos anos têm obtido sucesso nas mais diversas áreas, porque ao obterem sucesso, dão visibilidade à comunidade portuguesa no país", destaca Fernando Gonçalves Rosa.
Fundado em 1991, a PALCUS actua junto dos órgãos políticos americanos, em assuntos de interesse para as comunidades luso-americanas.

Ana Grácio Pinto
apinto@mundoportugues.org

Mundo Português, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades