FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2010
Museu da Emigração Açoriana lança novo serviço on-line
2010-09-22
O Museu da Emigração Açoriana (MEA), inserido nas comemorações do seu 5º aniversário, acabar de lançar mais um serviço on-line. É agora lançada uma base de dados com requerimentos de emigrante do séc. XIX, documentos até agora somente acessíveis por pesquisa in loco no Arquivo Municipal da Ribeira Grande, o qual tem colaborado neste projecto

Depois de disponibilizar a pesquisa por Fichas de Emigrante on-line e o serviço de pesquisa bibliográfica sobre a temática da emigração açoriana e portuguesa, o MEA responde agora a um pedido já antigo de muitos usuários do seu site, a pesquisa por documentação do século XIX. Para aceder a este novo serviço, visite-nos em http://mea.cm-ribeiragrande.pt e entre na função "pesquisa".

Todos os meses, o MEA recebe, via Email, dezenas de pedidos de informação sobre antepassados emigrantes. Com este serviço, o MEA possibilita que, em qualquer parte do mundo, possa-se pesquisar uma parte da história açoriana, através dos documentos que dela fazem parte, de uma forma simples e gratuita.

Este serviço inovador agora apresentado é fruto de dois anos de inventário, catalogação, digitalização e programação informática de documentos históricos.

Para já, o site do MEA disponibiliza 886 requerimentos de emigrante, compreendidos entre os anos de 1879 e 1883. Este plano irá prosseguir entre dois objectivos. Por um lado, actualizar mensalmente a base de dados com requerimentos on-line e, por outro lado, fomentar a colaboração com os outros arquivos municipais da ilha de São Miguel.

Rádio Atlântida, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades