FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2010
"Livro" é novo romance de José Luís Peixoto
2010-08-20
O novo romance do escritor José Luís Peixoto, intitulado "Livro", chega a 17 de Setembro às livrarias portuguesas, anunciou o autor no Facebook.

O principal tema do romance é a emigração portuguesa para França na década de 1960, disse o escritor em entrevista à agência Lusa em Setembro do ano passado. 
 
"Livro" fala da História recente de Portugal, "de acontecimentos dos últimos 50 anos, com destaque para a vaga de emigração para França, uma aventura que milhões de portugueses empreenderam em busca de uma vida melhor", revelou José Luís Peixoto, que tem ligações pessoais ao tema. 
 
"Os meus pais foram para França nos anos 60 e regressaram dois anos antes de eu nascer. Uma das minhas irmãs ainda nasceu lá", indicou o escritor, de 35 anos, observando que a emigração maciça de há meio século simbolizou "a passagem de uma sociedade rural a uma sociedade urbana". 
 
Apesar de a experiência dos pais ter tido um papel importante na escolha do tema, "o romance não é a descrição das suas vivências", esclareceu José Luís Peixoto.
 
Quanto ao título, o autor afirmou apenas que "é justificado em vários momentos ao longo do próprio romance", a lançar pela Quetzal, que está também a reeditar os anteriores livros do autor.

Rádio Renascença, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 018

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte.pt

Parceiros Apoios