FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2010
"Vasco" - traço de união entre Brasil e Portugal - celebra hoje 112 anos da sua fundação
2010-08-23

O clube Vasco da Gama, criado pela comunidade portuguesa do Rio de Janeiro e um dos mais populares do Brasil, celebra hoje 112 anos da sua fundação, em 21 de agosto de 1898.

 

Tudo começou quando quatro comerciantes portugueses resolveram fundar um clube de remo, desporto muito em voga em finais do século XIX. Corria o ano de 1898 e comemorava-se o IV Centenário da Descoberta do Caminho Marítimo para a Índia. O herói dessa epopeia inspiradora dos "Lusíadas", maior obra da literatura portuguesa, escrita por Luís de Camões, era o almirante Vasco da Gama. Daí, o nome da nova agremiação ter surgido naturalmente.

O remo trouxe muitas glórias ao Vasco, tanto que o poeta Lamartine Babo, ao compor o hino do clube, num dos versos escreveu: "(...) No remo és imortal. No futebol, és um traço de união Brasil-Portugal (...)"

Esse traço de união nasceu com a crescente popularidade do futebol e aproveitou a vinda de um conjunto português ao Rio, em 1913, quando a colónia portuguesa criou alguns clubes de futebol, como o Centro Esportivo Português, o Lusitano e o Lusitânia. Dois anos depois, o Lusitânia fundia-se com o Vasco da Gama, surgindo o Departamento de Futebol vascaíno.

Por ocasião do aniversário, o embaixador de Portugal no Brasil, João Salgueiro, enviou ao Presidente do Vasco, Roberto Dinamite, a seguinte mensagem de felicitações:

EXMO SR. CARLOS ROBERTO DE OLIVEIRA

PRESIDENTE DO CLUBE VASCO DA GAMA

Felicito-o vivamente pela passagem do 112º aniversário do Vasco, a cujos destinos preside.

O "Vasco da Gama", como mostra o esforço dedicado dos seus dirigentes, atletas e associados, continua digno das melhores tradições e do espírito determinado dos seus fundadores, há mais de um século - a comunidade luso-brasileira do Rio de Janeiro.

Fiel ao lema dos seus fundadores, o Vasco permanece hoje, mais de cem anos volvidos, como se diz no seu hino, nas palavras de Lamartine Babo, "um traço de união entre o Brasil e Portugal".

Um traço de união que o Senhor tem sublinhado pretender manter e desenvolver e que reforçou, já este ano, com a sua deslocação a Sines, terra natal de Vasco da Gama.

Peço-lhe, senhor presidente, que transmita a toda a equipa dirigente, aos atletas e à massa associativa do clube, os meus sinceros parabéns!

João Salgueiro
Embaixador de Portugal

Embaixada de Portugal no Brasil, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 018

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte.pt

Parceiros Apoios